Mostra “Violão e Ponto”

Mostra ``Violão e Ponto``

De 14 a 21 nov 2021

Online

Palco aberto

Domingo, 14 de novembro, às 16h30

Presencial

40 vagas por ordem de chegada

Gratuito

*Fotos por: Laury Testa, Vitória Macedo, Juliana Hilal, Priscila Jacob, Leonardo Souza, Joca, Roberta Scavone.

A Casa Museu Ema Klabin realiza, em novembro, a Mostra “Violão e Ponto”, que marca a longeva parceria com o coletivo de violonistas.

Será organizado o tradicional palco aberto, em que violonistas de diversos estilos musicais poderão se apresentar; interpretações diversas serão divulgadas nas redes sociais da casa museu; haverá uma conversa entre as violonistas Thaís Nascimento e Andrea Perrone; e um concerto muito especial com o Quarteto Abayomi fechará o evento.

A mostra será realizada a partir do dia 14 de novembro e terá início com o tradicional palco aberto, que será presencial*. Ao longo da semana, entre os dias 15 e 20, o público poderá conhecer online, nas redes sociais, produções musicais realizadas especialmente para a casa museu com a participação de seis violonistas. Um bate-papo entre Thaís Nascimento e Andrea Perrone será promovido pelo programa Tramas Culturais no dia 18 de novembro e, encerrando a Mostra, no dia 21 de novembro, teremos a apresentação presencial* do Quarteto Abayomi, com transmissão pelo YouTube da Casa Museu Ema Klabin.

Palco aberto: 14 de novembro, às 16h30 – presencial

O Palco Aberto é a marca registrada do Violão e Ponto. Um evento descontraído, dedicado ao violão instrumental e aberto a músicos de todos os níveis e estilos musicais. Músicos profissionais, estudantes e apreciadores se reúnem para tocar ao vivo, mostrar novas composições e interpretações, em um espaço que tem o violão instrumental em primeiro plano.

Nosso Palco Aberto receberá neste evento seis violonistas que apresentarão um repertório variado. São eles: Ana Caroline, Henrique Barbosa Oliveira, Marisol Degasperi, Thiago Leite Barbosa, Thierry Rabello e Wellington Silva.

Mostra “Violão e Ponto”

Concepção: Casa Museu Ema Klabin e Violão e Ponto

Coordenação Geral: Fernando Alves

Curadoria e Seleção – Palco Aberto: Vinícius Motta, Alane Miranda, Fabyo Aoki e Roberta Gomes.

Curadoria – Mostra de Vídeos: Fredy Pietz

Produção Técnica e Sonorização: Ivan Sakavicius

Comunicação e Redes Sociais: Roberta Gomes e Leandro Sofia

Apresentação e Produção Local: Isabel Micossi, Luca Alcaraz

Curadoria Geral e Produção do Coletivo Violão e Ponto: Alane Miranda, Andrea Perrone, Davi Avansini, Fabyo Aoki, Fernando Alves, Fredy Pietz, Giovana Ferreira, Heloisa Carbonera, Isabel Luiza, Ivan Sakavicius, Leandro Sofia, Luca Alcaraz, Roberta Gomes e Vinícius Motta.

Violão e Ponto

O Violão e Ponto surgiu em outubro de 2012, quando um grupo de violonistas passou a se encontrar uma vez por mês para tocar e conversar sobre violão instrumental, em todos os seus estilos. O coletivo sempre pautou seus encontros pelo ambiente descontraído, favorecendo o intercâmbio entre os participantes, a troca de experiências, dar oportunidade a novos artistas e promover a apresentação de grandes expoentes do violão, além de preservar a história do instrumento e incentivar a sua prática. De lá para cá, o projeto se consolidou em formato, ganhando prestígio na cena violonística, e se tornou referência.

Ana Caroline

Ana Caroline é uma estudante de violão clássico, tendo iniciado seus estudos em 2018, participando da Camerata de Violões do Guri entre as temporadas de 2019 e 2020. Atualmente, estuda na Escola Municipal de Música e presta vestibulares para ensino superior voltado à música.

Henrique Barbosa Oliveira

Henrique Barbosa Oliveira começou a estudar violão no Guri Santa Marcelina, sob orientação de Pietro Carlo. Após 3 anos, iniciou os estudos na EMESP onde se formou sendo orientado por Thiago Abdalla. Atualmente, é aluno do violonista Gilson Antunes no bacharelado em violão na Unicamp.

Marisol Degasperi

Marisol Degasperi começou a estudar violão aos 6-7 anos de idade, parte do estudo como autodidata. Aos 13 anos, começou estudar no Projeto Guri, até passar na EMMSP, onde estuda atualmente com 15 anos.

Thiago Leite Barbosa

Thiago Leite Barbosa iniciou seus estudos no município de Jandira, inspirado pelas gravações do Dilermando Reis. Passou pela EMESP e atualmente está na graduação da UNESP. Começou no violão clássico, mas tem experiência e paixão por diferentes estilos.

Thierry Rabello

Thierry Rabello começou a estudar música em 2017, em um projeto social perto de sua casa, chamado Praticatatum. Em 2019, entrou no Instituto Musical Bonfriglioli e, em paralelo, fez aulas com Leandro Latú e depois com a Gabrielle Leite até entrar na EMMSP e, em 2021, na EMESP.

Wellington Silva

Wellington Silva, licenciado em música, técnico em canto e regência coral, formado em violão 7 cordas, é regente, professor de violão e teoria musical. Desde o início de sua trajetória musical, no Projeto Guri, apresentou-se ao lado de artistas como Gilberto Gil, Toquinho, Yamandu Costa, Mônica Salmaso, entre outros. Em 2019, foi homenageado no livro e exposição ``50 chorões de São Paulo em caneta esferográfica``, de Alex Mendes, sobre músicos da cena do choro paulistano.

Programação da mostra

Quarteto Abayomi

Tramas Culturais
Violão e experiências narrativas com Thaís Nascimento e Andrea Perrone

Relacionados