Duo corda & platinela

Os Caminhos da Música Popular Brasileira

→ Duo Corda & Platinela

Os Caminhos da Música Popular Brasileira - Duo Corda & Platinela

sáb, 2 set 2023
às 16h30

Gratuito

100 vagas por ordem de chegada

*Foto: Ligia Cunha

A Casa Museu Ema Klabin recebe, em parceria com o coletivo de violões Violão e Ponto, o duo Corda & Platinela no dia 2 de setembro às 16h30 para o concerto Os Caminhos da Música Popular Brasileira.

O evento conta ainda com um palco aberto dedicado ao violão instrumental com início às 15h.

Formado por Beatriz Schmidt e Vinícius Motta, o Duo Corda & Platinela apresenta uma sonoridade única ao interpretar o repertório popular brasileiro em uma apresentação que vai do virtuosismo do choro ao gingado do samba, sem deixar de lado o balanço do maxixe e a contagiante energia do baião e maracatu.

Também será apresentada a música “Paisagens”, novo single do duo que marca o início de uma nova etapa focada em lançar obras de novas  compositoras e compositores.

SOBRE O DUO CORDA & PLATINELA

Formado por Beatriz Schmidt e Vinícius Motta, o duo Corda & Platinela iniciou sua trajetória em 2018 com a intenção de pesquisar e percorrer os caminhos que construíram as tradições da música popular brasileira.

Desde então, a dupla coleciona prestígio da crítica especializada com um trabalho finalista no Prêmio Profissionais da Música 2023 na categoria Artistas Intérpretes de Música Instrumental. Além disso, foram reconhecidos como “Jovens Talentos” no XIII Festival Internacional de Música de Campina Grande, como “Novos Talentos” na seleção do canal “Um Café Lá em Casa” do músico Nelson Faria e levaram o primeiro prêmio do concurso musical do Centro Paulicéia Cultural.

SOBRE O VIOLÃO E PONTO

O Violão e Ponto surgiu em outubro de 2012, quando um grupo de violonistas passou a se encontrar uma vez por mês para tocar e conversar sobre violão instrumental, em todos os seus estilos. O coletivo sempre pautou seus encontros pelo ambiente descontraído, favorecendo o intercâmbio entre os participantes, a troca de experiências, dar oportunidade a novos artistas e promover a apresentação de grandes expoentes do violão, além de preservar a história do instrumento e incentivar a sua prática. De lá para cá, o projeto se consolidou em formato, ganhando prestígio na cena violonística, e se tornou referência.

O Palco Aberto é a marca registrada do Violão e Ponto. Um evento descontraído, dedicado ao violão instrumental e aberto a músicos de todos os níveis e estilos musicais. Músicos profissionais, estudantes e apreciadores se reúnem para tocar ao vivo, mostrar novas composições e interpretações, em um espaço que tem o violão instrumental em primeiro plano.

Repertório
  • Brasileirinho – João Pernambuco

  • Jorge do Fusa – Garoto (Aníbal Augusto Sardinha)

  • Choro Para Metrônomo – Baden Powell

  • Xodó da Baiana – Dilermando Reis

  • Graúna – João Pernambuco

  • Bate Coxa – Marco Pereira

  • Fole Nordestino – Paulo Bellinati

  • Feira de Mangaio – Sivuca e Glória Gadelha

  • Paisagens – Mateus Zacarias

  • Lamentos do Morro – Garoto (Aníbal Augusto Sardinha)

  • O astronauta – Baden Powell e Vinicius de Moraes

  • Naqueles velhos tempos – Garoto (Aníbal Augusto Sardinha)

Relacionados