Violão e experiências narrativas

Tramas Culturais
Violão e experiências narrativas com Thaís Nascimento e Andrea Perrone

Tramas Culturais - Mostra Violão e Ponto | Violão e experiências narrativas

Thaís Nascimento e Andrea Perrone

Quinta-feira, 18 de novembro, das 17h às 18h30

Gratuito

Ao vivo pelo YouTube

Fotos por: Mateus Oliveira e Ita Pritsch

As violonistas porto-alegrenses Thaís Nascimento e Andrea Perrone integram a programação da Mostra “Violão e Ponto” pelo programa Tramas Culturais para uma conversa sobre suas experiências musicais no cenário violonístico.

Atuantes no cenário musical como intérpretes, compositoras, educadoras e pesquisadoras, Thaís e Andrea têm importante contribuição para a consolidação de novos repertórios e práticas musicais, em especial, ao proporem novas reflexões para o cenário, em que há predominância masculina, seja no registro, composição, criação de coletivos ou produção de trabalhos autorais.

A conversa, pautada pelas experiências das instrumentistas, abordará questões amplas da cultura musical brasileira e do violão, a consolidação de seus projetos pessoais e reflexões críticas sobre a participação das mulheres no cenário artístico, acadêmico e educacional.

A série Tramas Culturais tem apoio cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC ICMS da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e patrocínio da Klabin S.A.

Público-alvo

Pesquisadoras, público geral da casa museu, professores, violonistas, compositoras, instrumentistas

Andrea Perrone

Andrea Perrone, violonista autodidata e compositora porto-alegrense, utiliza afinações alternativas e capotrastes curtos (dispositivo que pressiona as cordas do instrumento, deixando o mesmo mais aguado e com novas possibilidades de afinação) nas suas composições. Lançou dois EPs autorais, Page One (2013) e In Pietra: Solos e Canções na Basilicata (2015), o single Zihua (2019), integrou a coletânea Sem Palavras II do Selo Scream & Yell(2019) e Somente Mulheres (2021) do Coletivo Academia Livre de Violão. Além da sólida carreira nacional, Andrea vem mostrando seu trabalho no exterior desde 2014, participando de turnês na Itália, México, Inglaterra e Canadá. Premiada em vários festivais, em 2021 foi 2ª colocada no eFestival Instrumental. Entre 8.000 inscritos, foi a única finalista executando violão solo. Também é finalista do Prêmio Profissionais da Música 2020/2021 em 3 categorias: Compositora Instrumental, Arranjadora e Instrumentista Popular Feminino.

Thaís Nascimento

Licenciada, bacharela e mestranda em Música pela UFRGS; pós-graduada em Filosofia, Thaís Nascimento é professora de música e violonista atuante em diversos espaços. Pesquisadora sobre mulheres compositoras para violão, gravou o disco Expressivas lançado em 2021. Membra-fundadora da AIVIC – Associação Internacional de Violonistas Compositoras.

Relacionados

Lançamento do Catálogo

Lançamento dos Cadernos da Casa Museu Ema Klabin: Outras narrativas (v.4)

Lançamento dos Cadernos da Casa Museu Ema Klabin: Dicotomias (v.5)