Oficina | Construindo Lakitas (flauta andina) e aprendendo a tocar
Mariela Loreto Pizarro Sippa
sáb, 29 nov 2025das 10h às 13h00
taxa de inscrição R$ 10,00
25 vagas por ordem de inscrição
Imagem: Feitura de Lakita. Foto: Thereza Ramos/Divulgação
A Lakita é uma flauta andina, um aerofone de fácil aprendizagem e execução que carrega em seus sopros uma rica tradição comunitária. Para formar uma melodia, são necessárias pelo menos duas pessoas tocando juntas, intercalando os sons em harmonia. Por isso, a Lakita é um instrumento que nasce do coletivo, do círculo e do encontro musical. Nesta oficina, vamos construir nossas próprias Lakitas e aprender a tocá-las de forma introdutória, vivenciando um processo criativo inspirado em metodologias didáticas comunitárias, que reconhecem a educação como ação social.
Mais do que fabricar um instrumento, a proposta é promover um espaço de convivência sonora e intercultural, onde os participantes (acima de 10 anos) possam experimentar a escuta, o diálogo e os sons que expressam a cosmovisão andina, uma música que se faz em conjunto e em comunhão.
Público em geral
Mariela Loreto Pizarro Sippa
Mariela Loreto Pizarro Sippa, é mestre pelo PROLAM, Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina, pesquisa Comunicação e Cultura da Universidade de São Paulo (USP). Em 2012, sob sua regência e direção musical, o grupo Lakitas Matriasaya lançou seu primeiro álbum. Desde de 2016 faz parte do Coletivo Equipe de Base Warmis Convergência das Culturas é uma das fundadoras da Frente de Ação Lakitas Sinchi Warmis, agrupação musical de música andina que visa o fortalecimento da participação política de mulheres imigrantes por meio da prática musical.
Beatriz Morales Barroso
Beatriz Morales Barroso, artesã em costura Criativa, imigrante Quéchua Boliviana. Participa dos grupos folclóricos e Autóctones como bailarina e tocadora. Atualmente, faz parte do grupo musical Kollasuyu Maya e da frente de Ação Lakitas Sinchi Warmis.


