Ao ar livre

Ao ar livre
Publicação sobre o programa Jardim Imaginário

download gratuito

*Imagem: Projeto Ali, a Lábia, de Victor Leguy e Rochelle Costi. Foto: Arquivo Casa Museu Ema Klabin.

A publicação digital Ao Ar Livre reflete sobre a última edição da série de arte contemporânea Jardim Imaginário, com textos críticos de colaboradores sobre projetos enviados para a chamada aberta realizada em 2001.

Jardim Imaginário é um projeto de arte contemporânea com curadoria de Gilberto Mariotti que realiza intervenções no espaço da Casa Museu Ema Klabin, propiciando aos seus visitantes novos percursos e novas leituras, contrapondo a arte contemporânea à coleção reunida por Ema Klabin e ao espaço de sua residência e jardim, projetado por Roberto Burle Marx.

As primeiras edições da série foram realizadas por meio de convite: O Serviço das Formigas, de João Loureiro (2013), Trepa-Trepa, de Paulo Climachauska (2014), Controle Remoto, de Gisela Motta e Leandro Lima (2016), e Penetra, de Marcius Galan (2017). A quinta edição, em 2021, foi realizada a partir de um edital aberto. A obra selecionada foi Estrutura exposta, de Marcia Pastore, dentre as quase cem inscrições.

 

Leia trecho de texto de Gilberto Mariotti em Ao ar livre.


Cerca de Cem
edital enquanto situação

(excerto de início do texto)

Noventa e nove parece número de mentiroso. Não seria crível contar “noventa e nove propostas enviadas”. Desde a realização do edital em forma de chamada aberta para o projeto Jardim Imaginário, passei a contar em meus relatos do processo de seleção e avaliação dos projetos enviados “cerca de cem propostas recebidas”. Essa aproximação deixava subentendido que o número exato não importava. Mas a centena também me projetava figurativamente para uma análise percentual de projetos em razão de categorias abstratas, como “intervenções”, “instalações”, “objetos”, “inserções” etc., análise que não teria sentido fazer. Proponho-me a algo menos contábil neste arrazoado de reflexões que se inicia, visto que todas essas possíveis categorias, mesmo se validadas, ainda se ligariam a um traço que passei a ver nas propostas: o tom, mais grave ou mais agudo, mas dificilmente confortável, que é próprio de uma resposta a uma demanda institucional.

 

Faça abaixo o download gratuito e boa leitura!

Sumário:

Vozes distantes, vozes presentes | Paulo de Freitas Costa 

Cerca de Cem | Gilberto Mariotti 

Paisagem Seca | PINO

Sobre Paisagem Seca | Gilberto Mariotti/PINO 

Repaisagem | Caio Bonifácio

Voos Visuais Literais | Evandro Affonso Ferreira 

Quadrifonia | Verônica Stigger 

Prechinchando | Thaís Rivitti 

Estrutura exposta | Marcia Pastore 

Vocábulo técnico para recalque em estruturas de grande porte | Gilberto Mariotti