Lançamento dos Cadernos da Casa Museu Ema Klabin (volume 7)

→ Com a apresentação musical Mulheres que sopram ventos

Lançamento dos Cadernos da Casa Museu Ema Klabin (volume 7)

sáb, 29 nov 2025
10h – Oficina de bordado boliviano
10h – Oficina de construção de Lakitas
14h – Lançamento dos Cadernos da Casa Museu Ema Klabin e apresentação musical Mulheres que sopram ventos
10h às 17h – Culinária da Venezuela e do Peru

coordenação: Deslocamento Criativo

gratuito, com sugestão de contribuição voluntária

100 vagas por ordem de inscrição

Imagem: Mulheres que sopram vento. Foto: Fanca Cortez/Divulgação

O volume sete dos Cadernos da Casa Museu Ema Klabin será lançado em um dia de celebração de culturas da América Latina. A publicação digital, realizada anualmente, estará disponível para download gratuito a partir de 29 de novembro.

Os Cadernos são um periódico digital com textos de pesquisadores e artistas que fizeram parte da programação cultural com reflexões que registram as atividades realizadas na casa museu. Esta edição tem o tema Novo Mundo: territórios e identidades, trabalhado em 2024 e que propõe um olhar atento às formas como o continente americano foi narrado ao longo do tempo e aos reflexos que essas visões eurocêntricas ainda exercem sobre a nossa autoimagem.

Para marcar o lançamento do sétimo volume da publicação, serão realizadas diferentes atividades em celebração a culturas latinas.

A programação do dia inclui a apresentação musical Mulheres que sopram ventos, do grupo Lakitas Sinchi Warmis. Formado por mulheres imigrantes e filhas de imigrantes da América Latina, o grupo reafirma suas raízes e celebra a potência feminina na cultura latino-americana a partir do sopro coletivo em suas flautas, construindo melodias e diálogos com sua ancestralidade através da música.

O lançamento da publicação inclui também oficinas de bordado boliviano cholita e de construção de lakitas (flautas andinas), com inscrições antecipadas, e culinária da Venezuela e do Peru, em um encontro de valorização de identidades e tradições latinas na casa museu.

As atividades contam com a coordenação de Maria Nilda R. Santos, à frente do projeto Deslocamento Criativo, iniciativa de impacto social dedicada a fortalecer a sustentabilidade de pessoas em situação de refúgio e imigrantes contemporâneos que atuam — ou desejam atuar — no campo da economia criativa.

Veja abaixo a programação

10h – Oficina de bordado boliviano – Inscrições aqui

10h – Oficina de construção de Lakitas – Inscrições aqui

14h – Lançamento dos Cadernos da Casa Museu Ema Klabin
e apresentação musical Mulheres que sopram ventos

10h às 17h – Culinária da Venezuela e do Peru

Conheça os Cadernos da Casa Museu Ema Klabin

Público-alvo

Público em geral

Lakitas Sinchi Warmis

O grupo Lakitas Sinchi Warmis é uma das frentes da Equipe de Base Warmis – Convergência das Culturas, movimento de mulheres que, em São Paulo, faz da Não-Violência Ativa uma prática de resistência, acolhimento e transformação. O grupo já se apresentou em diferentes equipamentos culturais da cidade como Museu das Culturas Indígenas (MCI), Centro Cultural São Paulo (CCSP) e diferentes unidades do Sesc, além de ter seu projeto selecionado em 2016 pelo programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais) da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo.

Deslocamento Criativo

O Deslocamento Criativo, coordenado por Maria Nilda R. Santos, é uma iniciativa de impacto social que visa identificar e contribuir para a sustentabilidade de pessoas em situação de refúgio e/ou migração contemporânea que atuem ou queiram atuar na área da economia criativa.

Relacionados