Oficina
Bordado Boliviano Cholita

Oficina | Bordado Boliviano Cholita

Elizabeth Ayala

sáb, 29 nov 2025
das 10h às 13h

taxa de inscrição R$ 10,00

25 vagas por ordem de inscrição

Imagem: Oficina de bordado boliviano. Foto: Arquivo do Deslocamento Criativo

Esta oficina promove um espaço de aprendizado e vivência na tradição têxtil da Bolívia. Mediada por Elizabeth Ayala, a atividade visa o ensino do bordado manual tradicional, explorando sua transição do religioso ao festivo. As técnicas ensinadas como bordado com linha, bordado em relevo e aplicação de pedrarias e lantejoulas são as mesmas utilizadas nos trajes típicos das festividades bolivianas. Os participantes terão contato com composições inspiradas na mitologia Aymara, em símbolos e cores que refletem a força e a alegria das danças folclóricas dos Andes.

Mais do que uma prática artesanal, o bordado é um ato de pertencimento, resistência e amor. Neste encontro, Elizabeth promoverá a costura de histórias pessoais e coletivas, inspirando outras mulheres a reconhecerem, por meio do fazer manual, o valor de suas raízes e o poder de suas próprias mãos.

Público-alvo

Público em geral

Elizabeth Ayala

Elizabeth Ayala é boliviana e residente em São Paulo há 20 anos, é modelista de roupas e bordadeira. Aprendeu a bordar aos nove anos, observando sua mãe e encantando-se pelo fio como linguagem. Desde então, vem se dedicando ao aprimoramento da arte do bordado manual, unindo técnica e memória em suas criações. Suas obras e oficinas mantêm viva a herança cultural boliviana, transmitindo saberes que atravessam gerações e reafirmam identidades.

Relacionados