Mulheres Performers

Mulheres Performers na América Latina
Uma perspectiva feminista decolonial

→ Ciclo de palestras Mulher e seus saberes

Ciclo de palestras Mulher e seus saberes | Mulheres Performers na América Latina: Uma perspectiva feminista decolonial

Laura Formighieri

Sábado, 30/06/2018 das 11:00 às 13:00

R$ 40,00

30 vagas por ordem de inscrição

*Imagem: Fotografia de Carolina Calcavecchia – Performance “À brasileira”

O encontro que propomos focará no trabalho de mulheres performers no contexto da América Latina.

A performance, por ser linguagem que implica o corpo e as ações dos corpos, enreda necessariamente os sujeitos – artistas e público-cúmplice, trazendo suas marcas identitárias para o centro do debate artístico.

Partindo desses dois marcadores identitários – ser mulher e ser latino-americana –, serão abordadas as questões por uma perspectiva feminista decolonial, deslocando o discurso feminista hegemônico – centrado em problemáticas do sujeito político privilegiado de mulheres, brancas, de classe média, heterossexuais, cisgêneras, de um contexto urbano prioritariamente europeu e estadunidense – para teorias e práticas que digam respeito imediatamente a mulheres provenientes de territórios colonizados, racializadas, de sexualidades e identidades múltiplas. Uma perspectiva identitária interseccional para a arte.

Laura Formighieri

Laura Formighieri artista (também performer), latino-americana e educadora. É mestra em Estudos Contemporâneos das Artes pela UFF (Niterói/RJ) e graduada em Artes Visuais pela UFPR (Curitiba/PR), instituição à qual retornou como professora substituta em 2016 e onde teve a oportunidade de participar da ocupação realizada pelos estudantes. É uma das artistas fundadoras do centro cultural Casa Selvática (Curitiba/PR).

Relacionados