Mulheres imigrantes

Ciclo de Palestras Mulher e Seus Saberes
Mulheres Imigrantes

→ Presença e Ocultamento

Ciclo de Palestras Mulher e Seus Saberes | Mulheres Imigrantes: Presença e Ocultamento

Maria Izilda Matos

Sábado, 06/10/2018 das 11:00 às 13:00

R$ 40,00

30 vagas por ordem de inscrição

*Imagem: Imigrantes portugueses em frente a Hospedaria de Imigrantes de São Paulo (1912), acervo Museu da Imigração de SP.

Apresentaremos nesta palestra a presença feminina no processo de e/imigração para o estado de São Paulo nos séculos XIX e XX.

Contextualizaremos, assim,  o protagonismo da mulher tanto no meio rural como urbano, abordando aspectos diferenciados das experiências dessas mulheres suas ações cotidianas, atividades de trabalho, memórias e influências.

Discutiremos também possibilidades dos novos estudos de deslocamentos, questionando o imigrante universal masculino e destacando a importância de se observar a experiência migratória a partir de outros olhares, inclusive o feminino.

Maria Izilda Matos

Maria Izilda Matos é graduada, doutora e livre-docente em História pela USP com pós-doutorado na Université Lumiere Lyon 2 - França. Atualmente é professora titular da PUC de São Paulo, atuando principalmente nos temas: imigração, música, cidade, gênero, história das mulheres. Em 1994 recebeu o prêmio SESI-CNI de Teses Universitárias, com o trabalho Trama e Poder, em que estuda as indústrias paulistas, entre 1890-1934. Entre suas obras destacam-se: Por uma história das mulheres, SP, EDUSC, 2000; Cotidiano e Cultura: história, cidade e trabalho, SP, EDUSC, 2. ed., 2014; Gênero e Terceiro Setor. Ed. Catavento, 2005; Portugueses: deslocamentos, experiências e cotidiano SP séculos XIX e XX, Bauru, EDUSC, 2013; Gênero e imigração: mulheres portugueses em foco, E@Manuscrito, 2017. Corpos e Emoções: historias, gênero e sensibilidades, SP, E@manuscrito, 2018.

Relacionados