Mulheres e cartas
Um percurso ao longo de três séculos de literatura e pintura

→ Ciclo de Palestras “Mulher e seus saberes”

Ciclo de Palestras ``Mulher e seus saberes`` | Mulheres e cartas: Um percurso ao longo de três séculos de literatura e pintura

Emerson Tin

Sábado, 04/08/2018 das 11:00 às 13:00

R$ 40,00

30 vagas por ordem de inscrição

*Imagem:  MIERIS, Frans van. Woman Writing a Letter 1680. Oil on panel, 25 x 20 cm. Rijksmuseum, Amsterdam.

As mulheres têm cada vez mais assumido um protagonismo nos mais variados setores da sociedade. Essa realidade, no entanto, não se revela se recuarmos no tempo.

No século XVII, por exemplo, a despeito de algumas mulheres que procuravam se firmar nos meios literários, a imagem de uma mulher “sábia”, que escrevesse, que pensasse, ainda soava como um paradoxo (é sintomático que esse fato tenha sido o mote de duas comédias de Molière: Les précieuses ridicules, de 1659, e Les femmes savantes, de 1672).

Assim, as mulheres restringiam-se a gêneros considerados “menores”, sobretudo a arte ou técnica de escrever cartas. É nesse contexto que surge uma das maiores expoentes desse gênero: Marie de Rabutin-Chantal, mais conhecida como Madame de Sévigné (1626-1696). Esse lugar relegado às mulheres não passou despercebido nas artes plásticas: são inúmeras as telas que representam mulheres, flagradas em sua intimidade, redigindo cartas. Tema caro a pintores ao longo dos séculos, a mulher que recebe ou escreve uma carta, ou ainda que a lê, confirma a destinação do gênero às mulheres.

Veremos neste encontro como esse espaço de circulação de ideias, aparentemente tão restrito, porém privilegiado, foi explorado por pintores e elevado à categoria de grande obra literária ao longo dos séculos XVII, XVIII e XIX.

Emerson Tin

Emerson Tin é mestre e doutor em Teoria e História Literária pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. Atualmente é professor das Faculdades de Campinas - FACAMP. Integra o Núcleo de Estudos de Epistolografia Brasileira da USP e o Centro de Estudos sobre Utopia na UNICAMP. Elabora suplementos e projetos de leitura para a Editora FTD desde 2005. Entre os livros publicados estão: A arte de escrever cartas (Editora da UNICAMP, 2005); Antologia de poesia barroca brasileira (Companhia Editora Nacional, Lazúli, 2007) e Para sempre: cinquenta cartas de amor de todos os tempos (Globo, 2009).

Relacionados