Fabiana Vanz Dias

Encontro com Escritores
Fabiana Vanz Dias

Encontro com Escritores: Outros Olhares | mediado por Paloma Durante

Fabiana Vanz Dias

Publicado em 16/03/2021

Disponível em: youtube.com/emaklabin

Imagem: acervo pessoal

Em sua programação de 2020, a Casa Museu Ema Klabin realizou uma série de atividades on-line que tinham como título a tag #CasaMuseuEmCasa, entre elas, o programa Encontro com Escritores.

Esta programação teve como objetivo estimular a leitura e proporcionar, a partir da literatura, o contato do público com temas contemporâneos que registram múltiplas perspectivas e narrativas sobre a realidade brasileira. Nos encontros, pode-se entrar em contato com experiências e relatos vindos de diferentes autores e lugares do Brasil, mobilizando formas de narrar, observar e produzir textos literários.

Grandes textos da literatura brasileira se eternizaram ao cantarem nosso patrimônio compartilhado: caminhos conhecidos de todos, nossos heróis, temas familiares. Grandes obras literárias também se eternizaram ao trazerem ao leitor personagens anônimos, cidades perdidas nos grotões de nosso vasto território, falares múltiplos, paisagens ignoradas, conflitos negados, dilemas universais e levando para as páginas de suas obras um desenho de Brasil muitas vezes surpreendente. Grandes livros revelaram outras representações do eu, e os caminhos dos que vão pelas margens da sociedade. Nesses encontros, trouxemos pedaços desse Brasil, outros Brasis, registrados por outros olhares, outras narrativas.

Com quatro encontros, a atividade contou com a participação dos (as) escritores(as) Betty Milan, José Roberto Walker, Milton Hatoum e Fabiana Vanz Dias. Nas três primeiras atividades, a mediação foi realizada pela pesquisadora e professora Ana Beatriz Demarchi Barel; já no último, pela artista e pesquisadora Paloma Durante.

Encontro com Escritores: Outros olhares foi uma ação gratuita e está disponível em nosso canal oficial do YouTube. Para assistir clique no link: https://www.youtube.com/watch?v=6LJmdm0-2cQ

SOBRE A CORAGEM DO MEDO E OUTRAS LOUCURAS SÃS

Graduada em Artes Visuais e professora de francês, Fabiana Vanz escreve, em seu romance de estreia, um texto produzido numa situação limite e que mescla o trabalho literário com suas memórias e experiências pessoais. Surge daí um livro que, “escrevendo para sarar fissuras mentais”, nos desloca a pensar: o que é a loucura? Como dosar nossas angústias? Como se dá o processo criativo de um(a) autor(a)? Para saber mais sobre a obra inaugural de Fabiana, selecionamos um trecho que pode ser lido abaixo:

Um dia acordei e não sabia mais nada. Foi assim que começou, uma experiência que se repetiu algumas vezes, e que, como disse, se tornou um divisor de águas em minha história. Aos poucos fui percebendo que, apesar das experiências psicológicas serem todas muito singulares, muitos já haviam estado em um “lugar” parecido, e passado por algo semelhante. Lacan diz que na base somos todos paranoicos, ou psicóticos, faz parte da experiência humana. No entanto, viver um surto é sempre desestabilizador, é deparar-se com o outro dentro, ou colado a si. Fernando Pessoa soube ser outro, Rimbaud, sabia-se outro. Mas na experiência psicótica o controle escapa, e este “outro” é pura linguagem na qual o sujeito encontra-se rendido a seu próprio mecanismo. A escrita também é outra, não é vida que segue nem deixa de ser vida: é apenas outra. Sei que muita coisa não é passível de representação por meio da palavra, como disse Pessoa, “este pouco não está nos livros”. No entanto, acredito na força da escrita como forma de simbolizar acontecimentos, e também nas narrativas, como forma de dar lugar à falta da linguagem cotidiana em relação aos episódios subjetivos experimentados.
Encontro com Escritores
Fabiana Vanz Dias

Fabiana Vanz Dias é formada em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes, tendo concluído o curso em 2013, com o trabalho de conclusão de curso em Linguagem da Performance. É professora de francês e educadora, tendo trabalhado em museus e exposições culturais em São Paulo, onde mora, no bairro do Tucuruvi, Zona Norte. Faz terapia lacaniana há cinco anos. Ingressou na faculdade de letras francês na PUC - São Paulo no início dos anos 2000, não tendo concluído o curso.

Paloma Durante

Paloma Durante atua como artista-educadora, bailarina e pesquisadora. Trabalha buscando intersecções entre as linguagens do corpo e o texto, vazando estas relações como maneiras de habitar o espaço (e todas suas espécies de). Participou de exposições, mostras e rodas de conversa em espaços como o Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi - MARP, o Tomie Ohtake e o espaço BREU no bairro Barra Funda, São Paulo. Foi artista residente do Arteles Creative Center, Haamenkyro, Finlândia e, junto ao seu Grupo de Estudos Práticos em Linguagem Experimental - GEPLE, recebeu o fomento do ProAC editais para publicações independentes, com o projeto Gramatologia.

Relacionados