Betty Milan

Encontro com Escritores
Betty Milan

→ Outros Olhares | mediado por Ana Demarchi Barel

Encontro com Escritores: Outros Olhares | mediado por Ana Demarchi Barel

Betty Milan

Disponível em youtube.com/emaklabin

Publicado em 17/02/2021

Imagem: Lailson Santos

Em sua programação de 2020, a Casa Museu Ema Klabin realizou uma série de atividades on-line que tinham como título a tag #CasaMuseuEmCasa, entre elas, o programa Encontro com Escritores.

Esta programação teve como objetivo estimular a leitura e proporcionar, a partir da literatura, o contato do público com temas contemporâneos que registram múltiplas perspectivas e narrativas sobre a realidade brasileira. Nos encontros, pode-se entrar em contato com experiências e relatos vindos de diferentes autores e lugares do Brasil, mobilizando formas de narrar, observar e produzir textos literários.

Grandes textos da literatura brasileira se eternizaram ao cantarem nosso patrimônio compartilhado: caminhos conhecidos de todos, nossos heróis, temas familiares. Grandes obras literárias também se eternizaram ao trazerem ao leitor personagens anônimos, cidades perdidas nos grotões de nosso vasto território, falares múltiplos, paisagens ignoradas, conflitos negados, dilemas universais e levando para as páginas de suas obras um desenho de Brasil muitas vezes surpreendente. Grandes livros revelaram outras representações do eu, e os caminhos dos que vão pelas margens da sociedade. Nesses encontros, trouxemos pedaços desse Brasil, outros Brasis, registrados por outros olhares, outras narrativas.

Com quatro encontros, a atividade contou com a participação dos (as) escritores(as) Betty Milan, José Roberto Walker, Milton Hatoum e Fabiana Vanz Dias. Nas três primeiras atividades, a mediação foi realizada pela pesquisadora e professora Ana Beatriz Demarchi Barel; já no último, pela artista e pesquisadora Paloma Durante.

Encontro com Escritores: Outros olhares foi uma ação gratuita e está disponível em nosso canal oficial do YouTube. Para assistir clique no link: https://www.youtube.com/watch?v=rHar0B0oUaY

BAAL

Nesse romance publicado pela escritora e psicanalista Betty Milan, acompanhamos a saga de Omar, homem que precisa abandonar sua vida no Oriente Médio e migrar para o Ocidente, a fim de reconstruir sua trajetória depois de um grande trauma. A partir disso, temos uma narrativa onde temas urgentes como a imigração, à diáspora árabe e a tradição, emergem em uma trama envolvente que conta com o estilo de uma das principais autoras da literatura brasileira contemporânea. Baal foi publicado pela primeira vez em 2019, leia um trecho:

O HOMEM IMIGRA
DESDE SEMPRE.
MAS, O QUE SIGNIFICA
SER O IMIGRANTE?
Se não fosse a guerra, eu não teria saído do meu país. O nome do país, não digo de propósito. O que importa não é ser deste ou daquele, e sim o fato de você ser obrigado a deixar o lugar onde vive, fazer depois a travessia, correndo o risco de não sobreviver.
Tive que tomar a decisão mais drástica … a largada ou a morte. Antes de largar, eu não imaginava o que podia ser o mar aberto, o medo de ser devorado pela água ou mesmo assassinado no navio. Sai… este lugar é meu. Sai ou eu te jogo. A lei do mais forte no navio e na terra de chegada. Volta para onde você nasceu. Como se o homem fosse obrigado a viver no país natal. A terra aqui é nossa. O mar é seu. Uma barbárie… sem direito de asilo não existe civilização.

BAAL - um romance da imigração, Betty Milan

Encontro com Escritores
Betty Milan

Betty Milan é paulista. Autora de romances, ensaios, crônicas e peças de teatro. Além de publicadas no Brasil, suas obras também circulam com selos de França, Espanha, Portugal, Argentina e China. Colaborou com alguns jornais brasileiros e foi colunista da Folha de S. Paulo, Veja e Veja.com . Trabalhou para o Parlamento Internacional dos Escritores, sediado em Estrasburgo. Em 1998 e 2015, participou como convidada de honra do Salão do Livro de Paris. Em 2014, representou a literatura brasileira contemporânea na Feira Internacional do Livro de Miami (EUA). Em 2018 fez uma série de conferências nos Estados Unidos sobre a diáspora e a literatura (Georgetown University, Johns Hopikns University, New York School of Arts). Em 2019 participou da Lebanese Diáspora Energy em Beirute, onde foi homenageada pela sua contribuição para o país natal dos ancestrais. Antes de se tornar escritora, diplomou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e teve formação em Psicanálise na França, orientada por Jacques Lacan, de quem foi assistente no Departamento de Psicanálise da Universidade de Paris VIII. Entre suas obras estão O Papagaio e o Doutor, A Mãe Eterna e o seu livro mais recente BAAL - um romance da imigração. https://www.bettymilan.com.br

Ana Beatriz Demarchi Barel

Ana Beatriz Demarchi Barel é doutora em Letras pela Université Paris III Sorbonne Nouvelle. Realizou Pós-Doutorado em História na Fundação Casa de Rui Barbosa, no IEB-USP e Residência em Pesquisa na Biblioteca Mindlin - USP. Leitora do Governo Francês na Université de Nantes e ATER das Universités d’Amiens e de Toulouse. Estudou História da Arte na Ecole du Musée du Louvre. Professora de Literaturas de Língua Portuguesa e Teoria Literária da Universidade Estadual de Goiás UEG. Membro do GRUPEBRAF – IEA – USP. Autora de Um Romantismo a Oeste: Modelo Francês, Identidade Nacional, organizadora da edição fac-símile da Revista Nitheroy e de Cultura e Poder entre o Império e a República (1822-1930). Desenvolve pesquisas na área de História Literária, Literaturas Brasileira e Comparada. Atualmente, estuda as relações entre relatos de viajantes franceses do século XIX e iconografia.

Relacionados