Violão e Ponto | Amanda Carpenedo
Publicado em 30/07/2020
*Fotografia: Évila Damasceno
Amanda Carpenedo interpreta São Jorge de Hermeto Paschoal e Oração n3 de Raphael Mota.
Amanda Carpenedo iniciou seus estudos musicais ainda na infância. É violonista Licenciada e Bacharela em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo recebido o diploma de Láurea Acadêmica em ambas as graduações. Atualmente cursa o Mestrado em Música no ramo da Performance na Universidade de Aveiro em Portugal e sua pesquisa foca na elaboração de arranjos para violão solo usando técnicas percussivas. Participou de diversos festivais de música nacionais e internacionais, tendo aulas com grandes nomes do violão clássico e popular, como: Álvaro Pierri, Eduardo Fernandez, Eduardo Isaac, Paulo Martelli, Marco Pereira, Paulo Bellinati, entre outros. Integrou o trio “Damas do Violão”, com Flávia Domingues Alves e Fernanda Krüger, de 2014 a 2018. Além disto foi membro da Camerata Violões de Porto, em Porto Alegre, RS, desde a formação original em 2017 até 2018. Em 2017 ganhou o 1o Lugar no I concurso de violão Fábio Lima – homenagem à Henrique Pinto, Curitiba -PR.
Com frequência apresenta seu trabalho solo em eventos e em pontos culturais como violonista erudita, popular e fingerstyle. Atualmente tem realizado importantes concertos na Europa com destaque para o VI Festival Guitare em Cévennes na França e Guitarras en Haría nas Ilhas Canárias, Espanha. Para mais, teve participação na turnê europeia da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins a qual se apresentou em cinco países. Além de performer, atua também como professora de violão e teoria musical, arranjadora e colunista do portal web “Violão e Ponto”.
Fundação Ema Klabin leva o Violão e Ponto à sua casa
A Casa-Museu Ema Klabin, no Jardim Europa, em São Paulo, continua com sua programação cultural virtual pelo projeto #CasaMuseuEmCasa, e dessa forma levaremos diversos conteúdos musicais à sua casa.
A partir de maio a parceria com o Clube do Violão Solo, Violão e Ponto #vpemcasa, trará aos canais de comunicação da Fundação Ema Klabin um ciclo de interpretações musicais gravadas por violonistas direto de suas residências. Teremos a participação de Matheus Alves, Isabel Luiza, Andrea Perrone e Duo Fryvan.
Todas quintas-feiras do mês de maio, às 17 horas, subiremos um vídeo com música inédita gravada para o Violão e Ponto e Fundação Ema Klabin.
O Violão e Ponto nasceu em 2012, da reunião (quase) informal de um grupo de violonistas que se encontravam uma vez por mês para tocar e conversar sobre violão instrumental, em todos os seus estilos. De lá pra cá, o projeto não apenas se consolidou em formato, como também ganhou prestígio entre nomes conhecidos do violão e virou uma referência de qualidade em suas realizações. Atualmente o projeto conta com uma gestão coletiva de 17 colaboradores, realiza em média 10 edições todos os anos (São Paulo e Porto Alegre), cada uma com um palco aberto e um violonista convidado, mantém um portal com informações e artigos sobre a cena violonística e, eventualmente, organiza cursos e workshops.
#CasaMuseuEmCasa
#FiqueEmCasa
#vpemcasa