Mulheres e big bands

#TramasCulturais
Mulheres e Big Bands

→ Presença, visibilidade e estereótipos

#TramasCulturais Mulheres e Big Bands: presença, visibilidade e estereótipos

Quinta-feira, 27 de maio, das 17h às 18h30

Gratuito

95 vagas por ordem de chegada

Pela plataforma Zoom

*Imagem: Ana Clara Miranda

Este encontro de Tramas Culturais tratará sobre gênero e música, mais especificamente sobre a presença da mulher em Big Bands e formações de música instrumental popular.

Ainda que se note uma grande presença de mulheres cantoras e interpretes em formações musicais, o mesmo não acontece quando falamos de mulheres instrumentistas ou até mesmo compositoras.

As Big Bands sempre pareceram um espaço estritamente masculino e são raras as formações mistas ou até exclusivamente femininas. Sobre esta última, durante anos recaiu a pecha de “exótico”, cabendo a espaços descontraídos receber um espetáculo musical que parece não possuir permissão para a mesma seriedade possível entre as formações masculinas.

Convidamos Lis de Carvalho e Paula Valente, idealizadoras e fundadoras da Big Band Jazzmin’s, para conversar sobre o desenvolvimento dessas formações ao longo da história, além de nos contarem um pouco de suas trajetórias como musicistas de importantes grupos musicais no Brasil.

Paula Valente

Saxofonista e flautista, formada em Composição e Regência pela Unesp, mestrado e doutorado pela USP com pesquisas voltadas ao choro e a Improvisação. Integrante da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo desde sua fundação em 1990 é também professora de saxofone da EMESP-Tom Jobim também desde 1990. Desenvolve intensa atividade didática através de cursos e oficinas de sax, flauta, linguagem da improvisação e música Brasileira e práticas de choro. Como solista já participou do Proms 2016, festival que acontece em Londres juntamente com a Orquestra do estado de São Paulo, em Bari (Itália) com a orquestra da cidade de Bari em 2013. Além de participar em vários concertos da Orquestra Jazz sinfônica como solista de saxofone. Participou como professora de vários festivais de música tais como: Antonina 2014, Femusc 2015, SESC MT-2018, Cascavel 2018 e 2019. Idealizadora da Jazzmin´s Big band (2017), uma big band feminina formada por 17 instrumentistas, tocou com Anat Cohen na Sala São Paulo em 2019 e Rio Montreux jazz festival no RJ em 2020. Com a Big Band foi contemplada com o prêmio profissionais da música em 2018.

Lis de Carvalho

Pianista, arranjadora, compositora, bacharel em Piano com curso de pós-graduação em Música Popular, é professora do curso de Piano Popular e Harmonia na EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo) e FAMOSP (Faculdade Mozarteum de São Paulo). Participou como pianista/tecladista e compositora do Grupo Kali, e como pianista e arranjadora do Grupo vocal Tom da Terra, cujo CD “Brasil Branco Negro”, disponível nas plataformas digitais, foi indicado ao Prêmio TIM. Também tocou , no decorrer da carreira, com Bocato, Celso Pixinga, Conrado Paulino, Lula Galvão, Mané Silveira, Paulo Moura, Raul de Souza, Ritchie, Roberto Sion, Sérgio Dias, Tetê Spíndola, Vânia Bastos, Walter Franco, Entre outros. Tem suas composições gravadas em 8 CDs e 3 DVDs ao lado de Celso Pixinga, participação nas gravações dos CDs de Bocato, Faíska, Giba Favery , Léa Freire, Tato Mafuz, gravações de trilhas em produtoras de áudio e a vídeo aula Formas de Acompanhamento. Gravou seu CD Caminho de Dentro ao lado de Célio Barros e Giba Favery, trabalho autoral lançado pelo programa Sesc Instrumental. Atualmente atua como pianista da Jazzmin’s Big Band. É idealizadora do grupo em parceria com a saxofonista Paula Valente, ocasião em que se reencontra com as companheiras do Grupo Kali, Gê Cortes e Renata Montanari. Também está lançando seu primeiro CD, “Quando te Vejo”, projeto contemplado pelo PROAC em Dezembro de 2020.

Relacionados