Verlucia Nogueira & Tiago Fusco | Estradar - Canções de Elomar Figueira Mello

Verlucia Nogueira
& Tiago Fusco

→ Estradar – Canções de Elomar Figueira Mello

Tardes Musicais | Verlucia Nogueira & Tiago Fusco
Estradar - Canções de Elomar Figueira Mello

Sábado, 7 de agosto de 2021, das 16h30 às 18h

Gratuito

Pelo YouTube

Verlucia Nogueira & Tiago Fusco. Foto: Reinaldo Meneguim

ESTRADAR é um convite ao ouvinte a se embrenhar pelas estradas de belezas de um sertão profundo através da música do poeta e compositor Elomar Figueira Mello.

Em um mergulho investigativo e criativo os intérpretes e arranjadores, Tiago Fusco, pianista, e Verlucia Nogueira, cantora, abordam a obra do compositor a partir de uma formação inédita para este cancioneiro: o piano e a voz feminina.

Tiago conduz a transposição da obra, originalmente escrita para violão, para o piano de forma inventiva, transitando ora pelo estilo popular regional e rítmico, ora pelas possibilidades narrativas do instrumento com referências do Romantismo, assomando esses recursos ao fraseado, à riqueza harmônica e às forças expressivas da música de Elomar.

Enquanto a cantora cearense Verlucia, tendo familiaridade com a linguagem dialetal proposta pelo autor, explora o regionalismo, a dramaticidade e o lirismo das falas e melodias dando inúmeras nuances às canções, personagens e paisagens deste repertório.

O processo, então, é marcado por traduções criativas que permitem Outras Narrativas. Do acontecimento ao causo, do causo à canção, da canção à poética musical, tudo isso transcriado para piano e voz feminina. Para aproximar a abordagem criativa do duo às características e a essência da obra, no processo de gravação do CD Estradar, a dupla contou com a direção artística de João Omar filho e parceiro musical de Elomar.

Dos sofreres e ânsias do sertanejo à festa. O repertório do ESTRADAR conduz uma grande viagem pela estética sertaneja, através da língua deste sertão de tempos idos; das narrativas épicas, causos de mistérios e valentia; dos lamentos de retirantes; das canções de amor e da festa presentes no cancioneiro elomariano.

O espetáculo tem apoio cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC ICMS da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e patrocínio da Klabin S/A.

Repertório
  • Bespa
  • Cavaleiro Do São Joaquim
  • A Pergunta
  • Curvas Do Rio
  • O Pidido
  • Clariô
  • História De Vaqueiros
  • Cantada
  • Função
  • Campo Branco
  • Retirada
  • Incelença Pro Amor Retirante
  • Na Quadrada Das Águas Perdidas

VERLUCIA NOGUEIRA

Natural de Juazeiro do Norte -CE, sertão do Ceará, radicada na cidade de São Paulo há 25 anos, Bacharel em canto popular pela Faculdade Santa Marcelina - FASM teve aulas com as cantoras Tatiana Parra e Joana Mariz. Iniciou seus estudos musicais na Universidade Livre de Música - ULM de São Paulo (1994-2002) onde estudou canto lírico com Jarbas Taurino e Marta Dalila, percussão popular com Ari Colares e integrou o grupo vocal Lumiá Ensemble, grupo este que considera uma de suas principais escolas vocais, no qual participou de diversas formações (quartetos, octetos e coro) e interpretou vasto repertório da renascença espanhola, música antiga e cancioneiro brasileiro e latino-americano sob direção e regência de Teco Galati. Integrou o Núcleo de Música do Abaçaí - Balé Folclórico de São Paulo (grupo de interpretação e pesquisa de dança, música e cultura tradicional brasileira), que em 2013 passou a chamar-se Clareira. Com este grupo ao lado dos músicos: Ari Colares (Diretor Musical), Benjamin Taubkin, João Taubkin, Mazé Cintra, Neusa de Souza e Sapopemba gravou o álbum “Cantos do Nosso Chão” (2006) lançado no Brasil pelo selo Núcleo Contemporâneo e na Europa pelo selo Connecting Cultures, participando de festivais na Espanha, Áustria e Coréia do Sul, recentemente lançaram o segundo álbum ``CLAREIRA - Cantos do Nosso Chão 2``. Em parceria com o diretor teatral Ednaldo Freire atuou como preparadora vocal e musical dos espetáculos ``Bumba Meu Fusca`` (2009), ``Maria Peregrina`` (2011), ``Gira da Rainha`` (2014) e ``Ontem ouvi a Lua`` (2016) e ``Nosotros`` (2017) na Fraternal Cia de Artes e Malasartes e na Escola de Teatro Célia Helena. É fundadora do grupo “KàKunrin - contar e cantar” - núcleo brincante de pesquisa e interpretação de contos, canções e brincadeiras tradicionais. Integra o corpo docente da Teca Oficina de Música.

TIAGO FUSCO

Natural de Leme - SP, interior de São Paulo, formado em Regência pelo Instituto de Artes da Universidade do Estado de São Paulo - IA.UNESP. Iniciou seus estudos musicais aos 12 anos tendo aulas de piano com a Profa. Sonia Adami e o maestro Douglas Lopes de Moraes. Em suas primeiras experiências musicais tocou com grandes instrumentistas de sua região como o saxofonista Rafael Leme e o acordeonista Seu Geraldo Azevedo, homenageado no grande evento de choro ``Semana Seu Geraldo`` em Leme, pai do clarinetista Nailor Proveta. Durante seus primeiros anos de profissão, tocou em cruzeiros pelo Brasil e Europa, apresentando-se em diversas formações musicais do piano solo à bandas de shows temáticos. Em 2011 mudou-se para a capital paulista e ingressou no curso de piano erudito da Escola Municipal de Música onde estudou com a pianista Marisa Lacorte e no curso de Licenciatura em música da Faculdade Santa Marcelina - FASM. Aprimorou-se na técnica do piano popular através de aulas com os grandes pianistas paulistanos Evaldo Soares, Edmundo Cassis e Edson Sant'ana e frequentou as oficinas de criação com o pianista André Marques. Atua no cenário musical paulistano como pianista e professor de piano erudito e popular. Integra o corpo docente da St. Paul's School.

Relacionados