Tardes Musicais
Violão e Ponto recebe Paola Picherzky
Tardes Musicais | Violão e Ponto recebe Paola Picherzky
Sábado, 25/08/2018 das 16:30 às 18:00
gratuito
170 vagas por ordem de chegada
*Imagem: Gal Oppido
Violão e Ponto recebe o violão 7 cordas de Paola Picherzky
A violonista Paola Picherzky é a convidada da próxima edição do Violão e Ponto. Reconhecida por sua atuação no Chorinho com o grupo As Choronas, a violonista tem no currículo apresentações frente a diferentes orquestras no Brasil e também uma interessante atuação pedagógica, que resultou entre outras coisas na importante pesquisa sobre a obra de Armando Neves. No programa, teremos ainda o já tradicional palco aberto do Violão e Ponto, com jovens músicos e estudantes de violão, nos mais variados estilos musicais.
Projeto “Violão e Ponto – O Clube do Violão Solo”
Concebido em 2012, os encontros desta Guitar Society são mensais e sempre contam com um ambiente descontraído e um bom bate-papo. O programa sempre começa com um Palco Aberto, espaço para os violonistas presentes tocarem, sem restrição de nível ou estilo, e logo depois o convidado fala sobre sua carreira e faz um pequeno recital/concerto.
O projeto busca promover o violão nas suas mais variadas formas de expressão, dando oportunidade para novos artistas, para os estudantes aperfeiçoarem seus estudos, incentivando a prática no instrumento, preservando a história do violão e trazendo grandes nomes ao clube.
Paola Picherzky
Natural de Mendoza, Argentina, Paola Picherzky é mestre em música pela Universidade Estadual Paulista – UNESP com o trabalho “Armando Neves – Choro no violão paulista”, um dos resultados desse trabalho foi a gravação do seu primeiro CD solo “18 Choros – Armando Neves” lançado em 2008. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Música da USP.
Paola tem uma forte atuação na área pedagógica. É professora nas Faculdades Santa Marcelina, FMU/FIAM/FAAM. Idealizou e implantou o projeto “Ensino coletivo de violão”, que culminou na criação da primeira Orquestra de Violões da Fundação das Artes de São Caetano do Sul da qual é regente e diretora artística.
Apresentou-se ao lado de artistas como Marco Pereira, Paulo Belinatti, Toninho Ferragutti, Roberto Sion, Swami Jr, Izaías e seus Chorões e apresentou-se frente a várias orquestras como a Orquestra Municipal de Santos, Santo André, Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul, Banda Sinfônica Jovem, entre outras. Paola é ainda integrante do grupo Choronas desde a sua criação em 1995, apresentando-se em concertos na América Latina e Europa. Em janeiro de 2018, o grupo lançou o quinto CD “Choronas Sampa”, uma homenagem a São Paulo e aos compositores paulistas. Antes disso, já haviam lançado outros 4: Atrente (2000), Choronas ConVida (2004), O Brasil Toca Choro (2008) e J.A Callado (2009).
- AMAR EM SEGREDO (1953)
- CHORO 2 (1959)
- CHORO 3 CANÇÃO DE NINAR ESTUDO (1956)
- PRELUDIO 2 (1957)
- DOLOROSO O DONO DA BOLA (1963)
- VALSA 1 (1970)
- CHORO 7 (1973)
- CHORO 1 (1960)
- CHORO 10 (1972)
- MAFUÁ (S/D)
- SEMPRE EM MEU CORAÇÃO (S/D) PINHEIRADA (1925)