Coro de Câmara Comunicantus

Tardes Musicais
Coro de Câmara Comunicantus

→ Confluências musicais e identidades paulistanas

Tardes Musicais | Coro de Câmara Comunicantus - Confluências musicais e identidades paulistanas

Sábado, 25/05/18, às 16:30

gratuito

170 vagas por ordem de chegada

*Imagem: Filipe Fonseca

O programa do Coro de Câmara Comunicantus parte de dois compositores paulistanos: Lacerda e Gudin.

O compositor Osvaldo Lacerda, nascido em 1927, foi aluno de Camargo Guarnieri e esteve ligado ao movimento nacionalista do século XX. Osvaldo Lacerda era um frequentador de concertos na cidade e promotor da música brasileira. Está representado neste concerto pelas obras Cateretê, sobre a cultura do interior paulista, e A primeira missa e o Papagaio, a partir de texto de Cassiano Ricardo, em que trata com humor do episódio histórico fixado na conhecida tela de Victor Meirelles. Um olhar paulistano sobre o interior do estado e sobre o Brasil.

O segundo é o cancionista Eduardo Gudin, representante do samba paulista, de quem apresentam arranjos corais de Carlos Menezes Jr. e Selma Boragian. Aqui, faz-se necessário explicar um pouco as confluências. Marco Antonio da Silva Ramos, regente do Coro de Câmara Comunicantus, foi parceiro de Gudin na juventude, como letrista. Muitos anos depois, como professor titular de Regência Coral, orientou os arranjadores em seus projetos de Doutorado e Mestrado, que originaram os arranjos apresentados neste concerto.

A partir dessas duas fontes, foi feita uma expansão do programa: partindo do nacionalismo de Lacerda, serão abordadas obras folclóricas arranjadas por Ernst Mahle, alemão naturalizado brasileiro e fundador de uma importante escola de música em Piracicaba. 

Ronda, de Paulo Vanzolini, e Inspiração, poema de Mário de Andrade musicado por Gilberto Mendes no centenário de nascimento do poeta, falam diretamente da cidade. Falam de São Paulo pela boemia e pela Belle époche. Continuando a expansão, a partir da ideia de “São Paulo, comoção da minha vida”, trazida por Mário de Andrade e Gilberto Mendes, serão abordadas as culturas musicais estrangeiras presentes na cidade, com canções de Beatles e Gardel.

É incluído no programa uma obra contemporânea de Arvo Pärt que não fala diretamente nem de confluências, nem da cidade. Solfeggio fala de música, remete ao estudo e às possibilidades sonoras dos encontros das vozes em um coro. Desta forma, o próprio Coro de Câmara Comunicantus, formado por alunos da USP vindos de diversas cidades, será um ponto de confluência de muitas sonoridades e expectativas musicais.

Regente titular e diretor artístico: Marco Antonio da Silva Ramos Regentes assistentes: José Luiz Ribalta (Regência: obras de Ernst Mahle) e Denise Castilho Cocareli (Regência: Solfeggio) Preparadoras vocais: Regina Lucatto e Anne Karoline Moreira.

Violão: Laíne Rodrigues (Por do sol, Pai Tietê, Velhice da Porta Bandeira) Percussão: Pedro de Paula Alves e Vinicius Pontes (Velhice da Porta Bandeira).

Programa
  • Ronda
    Paulo Vanzolini
    Arranjo: Selma Boragian
  • Cateretê (da Suíte Coral Nº 1)
    Osvaldo Lacerda
  • A primeira missa e o Papagaio
    Osvaldo Lacerda. Texto: Cassiano Ricardo (de Martim Cererê)
  • Suíte de temas paraenses (da Suíte Carimbó)
    I – Meu Papagaio
    II – Siriri
    III- Jacaré
    Arranjo: Ernst Mahle
  • São João Dararão (Tema folclórico do Piauí, da Suíte Viajando pelo Brasil) Arranjo:
    Ernst Mahle
  • Solfeggio
    Arvo Pärt
  • Inspiração
    Gilberto Mendes. Texto: Mário de Andrade (de Paulicéia Desvairada)
  • She’s leaving home
    John Lennon e Paul McCartney
    Arranjo: Marcos Leite
  • El día que me quieras
    Carlos Gardel e Alfredo Le Pera
    Arranjo: Vivian Tabbush
  • Pôr do Sol
    Eduardo Gudin. Texto: Marco Antonio da Silva Ramos
    Arranjo: Carlos Menezes Jr.
  • Pai Tietê
    Eduardo Gudin. Texto: Marco Antonio da Silva Ramos
    Arranjo: Carlos Menezes Jr.
  • A velhice da Porta-bandeira
    Eduardo Gudin. Texto: Paulo Cesar Pinheiro
    Arranjo: Selma Boragian

Relacionados