Relatório 2022

Relatório 2022 - Casa Museu Ema Klabin

Apresentação

No ano em que a Casa Museu Ema Klabin completou quinze anos de sua abertura, o principal destaque foi, sem dúvida, a retomada plena da presença do público na casa, favorecida pelo abrandamento das restrições impostas pela pandemia e por novas estratégias de programação, divulgação e horários de visitação. A casa pôde permanecer aberta ao público ao longo de todo o ano, em jornadas maiores: de quarta a sexta-feira, com visitas mediadas em quatro horários, das 11h às 18h, e aos finais de semana no mesmo período, com visitação livre. O horário ampliado, além da realização do LABAS! Festival da Lituânia e a parceria com o Bazar da Cidade, trouxeram um público inédito à casa museu: 27.553 pessoas estiveram conosco ao longo do ano, um aumento de 29% em relação ao total de 2019, quando recebemos 21.357 visitantes.

Os projetos culturais iniciados em 2021 foram finalizados no primeiro semestre, com a entrega de relatórios e prestações de contas do projeto Digitalização da Coleção Ema Klabin, apoiado por mais de 220 pessoas e pelo BNDES, do Plano Anual via Programa de Ação Cultural – ProAC ICMS e do projeto Fundação Ema Klabin 2021: casa e museu, inscrito na plataforma Prosas. Novos projetos foram elaborados e inscritos nas leis de incentivo à cultura nas esferas municipal e estadual.

A seguir, apresentamos os resultados alcançados em 2022, com destaque para as exposições Faca, colher & garfo: uma história e ReviraVolta, a publicação Dez receitas de Ema Klabin e a continuidade da programação cultural de espetáculos, cursos e palestras e ações educativas e o lançamento do quarto volume dos Cadernos da Casa Museu Ema Klabin: Outras narrativas.

A exemplo da linha editorial adotada a partir de 2021 para o Relatório 2020, destacamos na capa e quarta capa desta publicação duas obras nunca antes exibidas na Casa Museu Ema Klabin: Fauno músico n. 3, de Pablo Picasso (1948), e Figura feminina, de Frans Krajcberg (1948). Ambas integraram a exposição ReviraVolta; a gravura de Picasso permanece no quarto de hóspedes da casa museu.

Downloads

Relacionados