Uma breve história do livro através da biblioteca de Ema Klabin

Uma breve história do livro através da biblioteca de Ema Klabin

→ Palestra online

Palestra online | Uma breve história do livro através da biblioteca de Ema Klabin

Fernanda Brito

qui, 21 set 2023
das 19h às 21h

Gratuito ou contribuição voluntária de qualquer valor

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: Guillaume de Lorris (1200_1238) e Jean de Meung (1240_1305) O Romance da Rosa, Paris Pierre Vidoué para Galliot du Pré, 1529, Biblioteca Ema Klabin. Foto: Flavio Demarchi

Neste encontro, a breve história do livro será apresentada, tendo como ponto de partida obras que pertencem a biblioteca de Ema Klabin.

Começando pelo manuscrito, livro escrito a mão, passando pelos incunábulos, livros produzidos até por volta do ano de 1500, até chegarmos ao livro impresso, já confeccionado com tipos móveis a partir do século XV.

As primeiras formas do livro, os suportes de escrita e de impressão, suas ornamentações e técnicas utilizadas para a ilustração, também serão abordados, considerando as práticas e profissões que envolviam o fazer do livro. Veremos também a articulação entre a permanência de fazeres e saberes do livro, do manuscrito ao impresso, questões técnicas, mudanças e adaptações.

Esta atividade faz parte das ações relacionadas à exposição “A palavra impressa, 1492 – 1671: livros raros da Biblioteca Ema Klabin”.

Público-alvo

Professores, estudantes, pesquisadores e interessados em geral

Fernanda Brito

Fernanda Brito, professora adjunta no curso de graduação em Conservação-Restauração de Bens Móveis Culturais da Universidade Federal de Minas Gerais. Com mestrado e doutorado em História da Ciência pela PUC-SP, realizou pesquisa sobre a história do livro e sobre a história da encadernação no Brasil. Possui larga experiência ministrando cursos de encadernação e realizou curso Escritura y documentación: Paleografía, Diplomática y Archivística, pela Universidad Complutense de Madrid e o curso Identificación, Catalogación y estúdio de Encuadernaciones Artísticas pelo instituto valenciano de Conservação e Restauração.

Relacionados