Palestra | Um campo de tensão: a ocupação humana das Américas
Palestra | Um campo de tensão: a ocupação humana das Américas
Bernardo Esteves
sáb, 13 abr
das 11h às 13h
gratuito ou contribuição voluntária de R$ 20,00 a R$ 80,00
95 vagas por ordem de inscrição
presencial
Imagem: Arte rupestre, Serra da Capivara. Foto: Bernardo Esteves
Por que a ocupação da presença humana nas Américas gera tantos debates?
Nesta palestra, serão abordadas pesquisas relacionadas à história das controvérsias acerca da ocupação humana nas Américas. Não há consenso entre os estudiosos sobre quem foram os primeiros americanos, quando entraram e como se espalharam pelo continente. O único ponto pacífico é que vieram da região onde hoje fica o Estreito de Bering. Por isso, o estudo da ocupação inicial do continente americano – que envolve arqueólogos, geneticistas, antropólogos, linguistas e outros cientistas – é um campo em busca de paradigma.
Essa história será contada a partir de uma perspectiva sul-americana, com ênfase nos esforços dos cientistas que trabalharam nos sítios arqueológicos no Brasil. A discussão buscará mostrar o que os cientistas sabem e o que ainda ignoram sobre a ocupação das Américas. Refletirá também sobre quais critérios são levados em conta para julgar a validade de um sítio arqueológico, e quem tem a prerrogativa de defini-los. Este encontro será seguido por um bate-papo com o público e sessão de autógrafos do livro que foi lançado pelo palestrante: Admirável novo mundo: Uma história da ocupação humana nas Américas, 2023.
Pesquisadores, Historiadores, Público em Geral
Bernardo Esteves
Bernardo Esteves é jornalista especializado em ciência e meio ambiente com graduação em Comunicação Social pela UFMG e doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela UFRJ. É repórter da revista piauí, apresentador do podcast A Terra é redonda (mesmo) e professor do Amerek, o curso de especialização em comunicação pública da ciência da UFMG. Em 2023, lançou o livro Admirável novo mundo – uma história da ocupação humana nas Américas.