Museu em Família | Oficina de sensibilização sobre memória e identidade nas fotografias e objetos
Beatriz Azevedo Castro
dom 8 fev das
14h30 às 16h
gratuito, com sugestão de contribuição voluntária
30 vagas por ordem de inscrição
Imagem: Ema Klabin em familia na casa da Rua São Vicente de Paula, 1930 – 1935 / Arquivo Casa Museu Ema Klabin
A programação Museu em Família inicia em 2026 com a Oficina de sensibilização sobre memória e identidade nas fotografias e objetos, conduzida pela pesquisadora Beatriz Azevedo Castro. Como sugestão, convidamos os visitantes a trazerem suas fotografias. Fotos de família, de viagem, de casa…
A Memória é o tema norteador da programação da Casa Museu Ema Klabin em 2026 e para a primeira oficina iremos vivenciar diversas possibilidades de acessar a memória, tema que é, ao mesmo tempo, subjetivo e coletivo.
Assim, a oficina convida a uma prática/sensibilização acerca das memórias familiares, investigando histórias, sentidos e, ao mesmo tempo, como memórias preservadas pelo museu se tornam patrimônio.
Fomentando a reflexão sobre como objetos do cotidiano familiar podem ganhar novos significados ao se transformarem em memória, identidade e legado, a proposta convida a uma sensibilização a partir de fotos e como atribuímos sentidos à história que vivemos e a memória que guardamos.
Em seguida a oficina convida a refletir sobre a memória construída a partir dos objetos organizados em coleções e como o ato de colecionar é uma criação de diálogo permanente entre passado, presente e futuro.
Público em geral
Beatriz Azevedo Castro
Memorialista, dedica-se ao estudo e a prática da memória como elemento de análise da conexão dos indivíduos em sua convivência familiar e social. Formada em Biblioteconomia com especialização em Planejamento e Gestão Municipal pela Unesp; em Gestão do Conhecimento pelo Senac e em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão, na Fundação Getúlio Vargas. Atualmente se dedica a especialização em Antropologia e Psicologia Social, desenvolve pesquisa sobre como a transcendência da cultura de famílias e sociedades se relaciona com memória, identidade e pertencimento.


