
Palestra Presencial - Na cozinha de casa: mulheres, poderes e resistências
Viviane Soares Aguiar
sáb, 4 out
das 11h às 13h
taxa de inscrição R$ 10,00
95 vagas por ordem de inscrição
Imagem: Colher de pau /Acervo Museu Paulista-USP. Foto: Helio Nobre e José Rosael.
Inspirado pela exposição “Tempos de uma casa”, este encontro propõe uma reflexão sobre as cozinhas domésticas como espaços de opressão das mulheres, mas também como lugares privilegiados para a construção de poderes e resistências. Ao longo do século XX, as cozinhas e seus objetos passaram por intensas transformações, que, contudo, ocorreram junto às persistentes diferenciações entre as identidades masculinas e femininas e às hierarquias entre as próprias mulheres, a depender de suas funções, posições sociais e, sobretudo, origens raciais.
A atividade perpassa essas complexas dinâmicas, em meio às quais a indústria de fogões e eletrodomésticos e o modelo das chamadas “cozinhas americanas”, que embasa a cozinha da casa de Ema Klabin se esforçaram para se estabelecer. E promove uma discussão sobre as relações entre as mulheres e o trabalho culinário, por tanto tempo entendido como um “ato de amor” e não como um trabalho de fato. Quais memórias de mulheres, afinal, as cozinhas de casa podem esconder ou revelar? E quais objetos culinários marcaram nossas próprias histórias, sintetizando e evocando hoje o trabalho de mães, avós, tias, cozinheiras e empregadas?
Historiadores, artistas, cozinheiros, estudantes, pesquisadores e interessados em geral.
Viviane Soares Aguiar
Viviane Soares Aguiar é pesquisadora e pós-doutoranda no Museu Paulista-USP. Mestra e Doutora em História Social pela USP, atuou como pesquisadora associada da exposição de longa duração “Casas e Coisas” no Museu Paulista e como coordenadora do Centro de Pesquisa e Referência do museu Casa Mário de Andrade. É autora do livro Cozinha caipira, cozinha esquecida (Editora Alameda, 2025) e docente na pós-graduação Gastronomia: História e Cultura do Senac-SP.