Mulheres Polacas, uma temática atual

→ Palestra online

Palestra | Mulheres Polacas, uma temática atual

Beatriz Kushnir

Quarta-feira, 12 de abril, das 19h às 21h

Gratuito ou contribuição voluntária de qualquer valor

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: recorte da capa do livro Baile de Máscaras de Beatriz Kushnir

Conhecidas como “Polacas”, mulheres de origem judaica, mesmo não sendo em grande número, deixaram uma forte marca na vida urbana brasileira, entre fins do século XIX e a década de 1960.

Neste encontro, baseando-se nas perspectivas de uma história da cultura, a palestrante expõe sua pesquisa sobre as “polacas” e seus desdobramentos. A pesquisadora se dedicou ao estudo de um grupo de homens e mulheres judeus oriundos da Europa Oriental – mulheres que exerceram a prostituição no baixo meretrício de diversas cidades pelo mundo.

Em comum, o que unia este grupo era sua identidade religiosa e a atuação no comércio da prostituição estrangeira. As polacas e seus cáftens e/ou maridos têm como particularidade a fundação de sociedades de ajuda mútua em cada cidade onde viveram. Nelas buscavam construir e exercitar uma identidade cultural e religiosa. A pesquisa localizou cinco destas sociedades, no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Santos, em Buenos Aires e em Nova York, debruçando-se nas duas primeiras por encontrar documentação inédita, que foi analisada para visualizar e compreender o mundo privado de mulheres tidas como públicas.

O objetivo é trazer a fala de um grupo marginalizado e excluído e perceber sua própria versão de sua trajetória, deixando de lado, assim, análises de terceiros e visões estereotipadas.

Público-alvo

Pesquisadores, Historiadores,  Público em Geral

Beatriz Kushnir

Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), doutora em História Social do Trabalho pela Unicamp, com pós-doutoramento (Júnior) junto ao Cemi/Unicamp e pós-doutoramento (Sênior) junto ao Departamento de História da UFF. Professora visitante junto ao Departamento de História e ao Programa de Pós-graduação em História da UFF. Professora do Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Arquivos junto à Escola de Arquivologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Foi Diretora-Geral do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro entre 2005 e 2020, com experiência nas áreas de Gestão Pública e de Gestão de Documentos. Suas reflexões e pesquisas centram-se na temática do Brasil Contemporâneo, com ênfase nos temas censura, governos militares, imprensa, imigração, arquivos, investigação sobre os furtos de bens culturais e a salvaguarda do patrimônio histórico.

Relacionados