
Palestra presencial
Arqueologias e memórias vegetais na Amazônia Antiga
Palestra presencial | Arqueologias e memórias vegetais na Amazônia Antiga
Laura Pereira Furquim
sáb, 23 de ago
das 11h às 13h
taxa de inscrição R$ 10,00
95 vagas por ordem de inscrição
tradução e interpretação em libras
Imagem: Roçado Teotonio. Foto: Laura Furquim
Por entre os caminhos da Arqueologia, através de narrativas vegetais de plantas manejadas e cultivadas pelos povos tradicionais da Amazônia, e a partir da exploração de pesquisas arqueobotânicas, nesta palestra veremos um panorama de um patrimônio biocultural e cultivado, guardado por saberes ancestrais e continuado por populações tradicionais que mantém os legados do passado no presente e para o futuro.
A palestrante irá debater também algumas das ameaças atuais enfrentadas por essas heranças bioculturais diante da expansão da monocultura e da indústria agropastoril, que colocam em risco não só a biodiversidade, mas também a segurança alimentar e territorial das comunidades.
Interessados em geral
Laura Pereira Furquim
Laura Pereira Furquim é arqueóloga e historiadora, especialista em arqueobotânica e resíduos orgânicos da Amazônia. Se dedica ao estudo das relações entre plantas, pessoas e paisagens na Amazônia Antiga, com foco em temas como a resiliência dos roçados e da biodiversidade frente as mudanças sociais e climáticas, as origens e caminhos da agricultura e as tradições e transições alimentares na região. Também se dedica à gestão do patrimônio arqueológico associado a territórios e conhecimentos indígenas no presente, e à construção de pontes entre o passado e o presente para embasar ações patrimoniais acerca da proteção e fruição do patrimônio biocultural.