Sacro

Palestra
Entre o Sacro e o Profano

→ O Retrato de Dama como Santa Cecília da Coleção Ema Klabin

Palestra | Entre o Sacro e o Profano: O Retrato de Dama como Santa Cecília da Coleção Ema Klabin

Karin Philippov

Sábado, 29/09/2018 das 11:00 às 13:00

R$ 40,00

30 vagas por ordem de inscrição

*Imagem: Quarto principal da Casa-museu Ema Klabin, Fotografia de Henrique Luz

A palestrante pretende problematizar a questão da aquisição de uma tela iconograficamente sacra e profana por uma colecionadora de origem judaica, que a coloca em local íntimo de sua própria casa.

A tela pintada na década de 1720, pelo círculo do artista francês Pierre Gobert, entra para a coleção de Ema Klabin na década de 1950. O Retrato de Dama como Santa Cecília, pintura exposta em um dos cômodos da Casa-museu Ema Klabin, traz a figura de uma dama de corte personificada como santa cristã.

Pretende-se também analisar a pintura à luz do colecionismo privado, tendo em vista a questão da própria memória de Ema Klabin e o quanto isto pode estar atrelada à aquisição da tela em si.

Karin Philippov

Karin Philippov é bacharel em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista IA-UNESP, especialista em Fundamentos da Arte e da Cultura pelo IA-UNESP, especialista em História da Arte pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, mestre em História da Arte pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas – IFCH-UNICAMP, doutora em História da Arte pelo IFCH-UNICAMP. Professora de História da Arte junto ao Programa Universidade da Terceira Idade da UNICAMP. Pós-doutoranda em História da Arte pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo – EFLCH-UNIFESP.

Relacionados