Esmeralda Ribeiro

Palestra | Literatura negrofeminina: conversas entre gerações

→ Conversa com Esmeralda Ribeiro

Palestra | Literatura negrofeminina: conversas entre gerações

Esmeralda Ribeiro

qui, 6 de jul 2023
das 19h às 21h

Gratuito ou contribuição voluntária

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: divulgação

No ano em que a publicação Cadernos Negros completa 45 anos, e 20 anos da publicação do ensaio de Esmeralda Ribeiro – onde se referia aos passos dados por diferentes escritoras negras, refletindo sobre temáticas diversas, sentidos e possibilidades de sua criação literária – preparamos um ciclo de três encontros para debater os caminhos, compassos e descompassos percorridos pela literatura negrofeminina no Brasil.

Entendemos que estas escritas, de diferentes gerações, encontram-se na encruzilhada: se aproximam, distanciam, movimentam e relacionam.

Neste 2º encontro, Maria Clara Cavalcanti entrevista Esmeralda Ribeiro, escritora e uma das principais mantenedoras dos Cadernos Negros, bem como compreender como a sua escrita foi atravessada pela relação histórica estabelecida com esta publicação.

A literatura e trajetória de Esmeralda podem ser entendidas como prática epistemológica e intelectual que interessa à História? De que formas a co-constituição de opressões atravessa seus textos? De que formas sua obra e vida estão inseridas nos movimentos negros, feministas e da literatura negro-brasileira, entendendo-os historicamente? Quais aproximações e afastamentos são possíveis em relação ao pensamento feminista decolonial? Sua produção literária desafia os estatutos da colonialidade, do racismo e do patriarcado?

Este encontro faz parte do ciclo Literatura negrofeminina: conversas entre gerações

Público-alvo

Interessados em geral, escritores, artistas, professores, estudantes e pesquisadores

Esmeralda Ribeiro

Esmeralda Ribeiro é jornalista, poeta, ensaísta e contista, autora dos livros Malungos e Milongas (1988) e Orukomi – meu nome (2007), além de outros 50 contos e poemas publicados desde 1982. A maior parte de seus textos está na coletânea Cadernos Negros – das quarenta e quatro (44) edições dos Cadernos, Esmeralda está presente em 39 -, atualmente editada e distribuída pelo Grupo Quilombhoje, do qual Esmeralda faz parte desde 1982 e hoje é coordenadora ao lado do também escritor Márcio Barbosa. Seus poemas e contos trazem como temática as perspectivas de personagens negros - predominantemente de mulheres negras - e suas experiências atravessadas tanto pela co-constituição de opressões de gênero, classe, raça.

Maria Clara Martins Cavalcanti

Maria Clara Martins Cavalcanti é aficionada pelo que há de política na cultura e na subjetividade. É uma historiadora feminista, professora, educadora popular e pesquisadora. Interessada nas relações entre arte, música, literatura e a política, tem se dedicado a investigar as potências dos feminismos decoloniais como crítica à História. Neste caminho, graduou-se em História na Universidade Federal Fluminense (UFF), é mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e doutoranda em História Política na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atuou, ainda, como educadora no Museu do Amanhã - RJ, onde desenvolveu trabalhos sobre arte, ciência, gênero e educação. Hoje, coordena também o GT Gênero da Associação Nacional de História - RJ.

Relacionados