Palestras - Colher os frutos, continuar plantando: literatura de mulheres negras hoje

Colher os frutos, continuar plantando: literatura de mulheres negras hoje

→ Palestra online

Palestra | Colher os frutos, continuar plantando: literatura de mulheres negras hoje

Lubi Prates e Maria Carolina Casati

Quarta-feira, 12 de julho, das 19h às 21h

Gratuito ou contribuição voluntária de qualquer valor

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: símbolo do Quilombhoje Literatura

Este último encontro espera ser uma oportunidade de reflexões sobre a literatura negrofeminina recente, pensando os atravessamentos com a história das mulheres escritoras dos cadernos – seus temas, questões, interesses.

No ano em que a publicação Cadernos Negros completa 45 anos, e 20 anos da publicação do ensaio de Esmeralda Ribeiro – onde se referia aos passos dados por diferentes escritoras negras, refletindo sobre temáticas diversas, sentidos e possibilidades de sua criação literária – preparamos um ciclo de três encontros para debater os caminhos, compassos e descompassos percorridos pela literatura negrofeminina no Brasil. Entendemos que estas escritas, de diferentes gerações, encontram-se na encruzilhada: se aproximam, distanciam, movimentam e relacionam.

Para este encontro do ciclo “Literatura negrofeminina: conversas entre gerações”, convidamos Lubi Prates, escritora negra expoente e atuante, para dialogar com Maria Carolina Casati, pesquisadora da literatura negra.

Público-alvo

Interessados em geral, escritores, artistas, professores, estudantes e pesquisadores

Lubi Prates

Lubi Prates é poeta, tradutora, editora e curadora de literatura. Tem diversas publicações em plaquetes, antologias e revistas nacionais e internacionais. Organizou os festivais literários para visibilidade de poetas, `{`eu sou poeta`}` (São Paulo, 2016) e Otro modo de ser (Barcelona, 2018) e também participou de festivais literários no Brasil e em países da América Latina. Editora e sócia-fundadora da nosotros, editorial, é responsável pela revista literária Parênteses. No campo social, dedica-se a ações que combatem a invisibilidade de mulheres e negros. Atualmente, é doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento Humano, na Universidade de São Paulo.

Maria Carolina Casati

Maria Carolina Casati é graduada e Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo, com pesquisas em análise de narrativas orais, história oral e estudos surdos. Como professora no Departamento de Educação da Uninove, lecionou as disciplinas de Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, Literatura Infantil, Libras, Metodologia da Pesquisa e TCC nos cursos de Pedagogia, Biologia, Radiologia e Biomedicina. Também tutora virtual dos cursos de Educação Musical e Pedagogia da Ufscar nas disciplinas de Libras e Língua Portuguesa. Atualmente, é membra do GEPHOM - Grupo de Estudo e Pesquisa em História Oral e Memória - EACH - USP e doutoranda do Programa de Pós Graduação em Mudança Social e Participação Política da EACH - USP, no qual desenvolve o projeto intitulado ``A 'mulata brasiliana': narrativas orais, histórias de vida e memórias de brasileiras negras casadas com italianos``.

Relacionados