História da Moda

Caligrafia dos gestos
As mulheres na história da moda

→ Ciclo de palestras Mulher e seus saberes

Caligrafia dos gestos: As mulheres na história da moda

Brunno Almeida Maia

Sábado, 28/07/18 das 11:00 às 13:00

R$ 40,00

30 vagas por ordem de inscrição

*Imagem: Obra Tarsila do Amaral. Costureiras, 1950

Neste encontro, o palestrante pretende analisar o papel da mulher e a construção simbólica do feminino na história da moda nos séculos XIX e XX.

Também será discutido alguns mitos da tradição ocidental, a importância das mulheres operárias na indústria têxtil durante os primórdios da modernidade e do capitalismo, a criação do imaginário sobre o feminino na literatura dos séculos XIX e XX, o protagonismo de algumas criadoras de moda como Jeanne Lanvin, Gabrielle Chanel, Madeleine Vionnet, Alix Grés, Rei Kawakubo, Vivienne Westwood, Miuccia Prada, Donatella Versace, Zuzu Angel, Clô Orozco, Annie Leibovitz e Sarah Moon, e, por último, a relação dos movimentos feministas e de contracultura, que subverteram certos códigos e padrões do vestir com uma “revolução” no guarda-roupa.

Brunno Almeida Maia

Brunno Almeida Maia é pesquisador em Filosofia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), pesquisador residente do NECMIS (Núcleo de Estudos Contemporâneos do MIS – Museu da Imagem e Som), professor convidado do Senac Lapa Faustolo, da FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, do Centro Universitário Belas Artes e de espaços como CPF – Centro de Pesquisa e Formação Sesc, Sesc Ipiranga, Sesc Pompéia, Sesc Consolação, Sesc Jundiaí, Oficina Cultural Oswald de Andrade, Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, Casa da Palavra Mário Quintana, Escola São Paulo, Oficina Cultural Hilda Hilst, Adelina Galeria e Galeria AMDO. É autor do livro “O Teatro de Brunno Almeida Maia” (Editora Giostri, 2014), assina capítulo sobre a relação entre a literatura e a moda no livro “Moda Vestimenta Corpo” (Editora Estação das Letras e Cores, 2015), e é um dos autores da antologia “São Paulo em Palavras” (Editora Aquarela Brasileira, 2017).

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