Arqueologia

Palestra
Arqueologia urbana no Brasil e no mundo

Arqueologia urbana no Brasil e no mundo

Cintia Alfieri Gama Rolland e Camila Diogo de Souza

Palestra aconteceu em: Quarta-feira, 28 de outubro às 17h

Publicado em: 17/02/2021

disponível em youtube.com/emaklabin

Imagem: Escavações do metrô na cidade de Tessaloniki, Grécia. Vestígios de uma necrópole do período helenístico.

Nesse encontro entre duas experientes arqueólogas, Cintia Gama e Camila Souza, questões relacionadas à arqueologia urbana foram apresentadas e explanadas a partir de estudos de casos gregos, egípcios e brasileiros.

As palestrantes discutiram como a organização das cidades e a ocupação contínua (ou não) de um território influencia o desenvolvimento de uma malha urbana; também apresentaram a importância de se conhecer métodos, técnicas e legislações sobre o desenvolvimento urbano que levem à compreensão de diferentes sociedades do passado.

Entre os casos abordados na palestra destacam-se o Cais do Valongo (Rio de Janeiro), a Casa Bandeirista (São Paulo) e o Museu da Acrópole (Atenas, Grécia).

Público-alvo

Arqueólogos, historiadores, arquitetos, urbanistas, cientistas sociais, antropólogos, ambientalistas, pesquisadores, estudantes e interessados em geral.

Cintia Alfieri Gama Rolland

Bacharel em História pela Universidade de São Paulo, mestre em arqueologia pela Universidade federal do Rio de Janeiro, doutora pela École Pratique de Hautes Études, Paris e pós-doutorado pelo Museu Nacional - RJ. Antiga conselheira científica do Museu do Louvre. Integrante de três missões arqueológicas no Egito e pesquisadora da coleção egípcia do Museu de Arte de São Paulo - Masp.

Camila Diogo de Souza

Coordenadora do Grupo de Pesquisas em Práticas Mortuárias no Mediterrâneo Antigo (TAPHOS-CNPq) e do Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga (LECA-UFPel). É pesquisadora visitante do Instituto de História da UFF e da École Française d’Athènes. Possui doutorado e pós-doutorado pelo MAE-USP, pós-doutorado na Maison René Ginouvès da Université Paris-Nanterre. Foi professora visitante do CAAF/UNIFESP. Tem vasta experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Clássica - Grécia, Arqueologia Funerária, Ceramologia, Teoria e Método em Arqueologia, Arqueologia Forense, Arqueologia Pré-Histórica.

Relacionados

Lançamento do Catálogo

Ecos do Modernismo

Ética e etiqueta