Dama Florentina

“Retrato de Dama Florentina” de Alessandro Allori
Um estudo histórico cultural

→ Ciclo de Palestras do Livro A Coleção Ema Klabin

Ciclo de Palestras do Livro A Coleção Ema Klabin | ``Retrato de Dama Florentina`` de Alessandro Allori

Cássio Fernandes

Sábado, 22/09/2018 das 11:00 às 13:00

gratuito

30 vagas por ordem de inscrição

*Imagem: Detalhe de Retrato de Dama Florentina – Alessandro Allori (Florença, 1535 – 1607) e ateliê. Acervo Fundação Ema Klabin. Foto Henrique Luz

Um olhar sobre o retrato Dama Florentina, de Alessandro Allori (Florença, 1535 – 1607), exposto na Casa-museu Ema Klabin, convida-nos a uma breve consideração dos retratos pictóricos em Florença.

O quadro, em sua aparente individualidade – como peça única e ao mesmo tempo parte de um conjunto de obras criteriosamente escolhidas pela colecionadora – lança-nos numa aventura mais ampla.

Como olhar para apenas uma pintura acomodada na parede de uma coleção de origem privada, mas conseguir compreender esta imagem, aparentemente isolada, como parte de uma complexa rede histórico-cultural?

O propósito desta palestra é indicar um caminho a ser percorrido antes ou depois de simplesmente observar o Retrato de Dama Florentina da Coleção Ema Klabin.

Cássio Fernandes

Cássio Fernandes é doutor em História pela UNICAMP com pesquisa na Scuola Normale Superiore di Pisa – Itália, professor adjunto do Departamento de História da Arte da UNIFESP, onde atua na área de Arte e da Cultura do Renascimento. Professor convidado no mestrado (Master) em História da Arte, no Kunsthistorisches Institut - Instituto de História da Arte da Universidade de Zurique - Suíça, em 2012. É organizador e tradutor para o português dos livros O Retrato na Pintura Italiana do Renascimento, de Jacob Burckhardt e A Presença do Antigo: escritos inéditos (vol. 1), de Aby Warburg (Editora da UNICAMP e UNIFESP).

Este encontro faz parte do ciclo de palestras sobre os capítulos do livro “A Coleção Ema Klabin”, editado recentemente pela Fundação. O livro poderá ser adquirido no dia da palestra pelo valor de R$ 20,00.

Relacionados