Oficina de escrita criativa | A memória dos objetos
Daniel Viana
sáb 15 e 22 nov 2025
das 11h às 13h
taxa de inscrição R$ 10,00
25 vagas por ordem de inscrição
Imagem: Caneta, séc. XX. Metal, pena, 30 cm. Coleção Ema Klabin. Foto: Arquivo Casa Museu Ema Klabin.
A oficina propõe uma experiência de escrita a partir da relação entre memória, narrativa e objetos.
Inspirados pela Coleção Ema Klabin, os participantes serão convidados a observar peças do acervo, compreendendo como cada objeto guarda histórias, afetos e tempos distintos. A partir dessa vivência, a atividade se volta para os objetos pessoais de cada participante, incentivando a criação de textos que cruzem lembranças individuais e coletivas.
A proposta busca despertar a imaginação, valorizar as memórias cotidianas e revelar o potencial poético das coisas que habitam as nossas casas.
Pessoas interessadas em escrita, memória e patrimônio cultural, sejam iniciantes ou com experiência, que tenham interesse em explorar suas histórias pessoais por meio dos objetos e da criação literária. Não é necessário ter experiência prévia com a escrita.
Daniel Viana
Daniel Viana é poeta, ator e educador. Criador do projeto Guardanapos Poéticos, realiza, desde 2012, ações de poesia ao vivo na rua. Desenvolve projetos culturais que exploram a literatura, os afetos e a cidade como territórios de criação. Autor de livros de poemas, contos e autoficção. Mestre em Artes (Unesp), investiga práticas performativas e poéticas em diálogo com o patrimônio cultural.


