Zélia Gattai: A Luminosa Existência de Uma Paulistana do Bixiga

Zélia Gattai: A Luminosa Existência de Uma Paulistana do Bixiga

Ana Beatriz Demarchi Barel

Sábado, 17/03/18 das 11:00 às 13:00

R$40,00

30 vagas por ordem de inscrição

Imagem: Acervo – Fundação Casa de Jorge Amado (http://zeliagattai.org.br)

Pretende-se apresentar a riqueza de uma mulher solar e generosa que nos inspira à reflexão sobre as potencialidades do feminino.

Escritora engajada, filha de imigrantes que contribuíram para a construção de uma cidade gigante, mãe, esposa, artista, artesã e viajante. Zélia Gattai é mulher que se define pelas múltiplas qualidades. Presença pulsante, impulsiona a carreira do marido, o escritor Jorge Amado, sempre cúmplice de seus projetos e iniciativas. Essa palestra será dedicada à escritora Zélia Gattai e a toda a sua luminosa existência.

Ana Beatriz Demarchi Barel

Ana Beatriz Demarchi Barel tem pós-doutorado em história pela USP, é docente efetiva da Universidade Estadual de Goiás - UEG. Realizou residência em pesquisa na Biblioteca Brasiliana Mindlin da USP sobre relações França-Brasil no século XIX. Dentre seus temas de interesse estão a formação da identidade nacional brasileira, as influências francesas no Romantismo, relações entre literatura e história e literatura e pintura. Estudou história da arte na Ecole du Musée du Louvre. É doutora em literatura brasileira pela Université Paris III Sorbonne Nouvelle.