O romance e o lugar da mulher na consolidação da família nuclear

O romance e o lugar da mulher na consolidação da família nuclear

Ciclo de Palestras ``Mulher e Seus Saberes`` | O romance e o lugar da mulher na consolidação da família nuclear

Valéria De Marco

Sábado, 07/04/18 das 11:00 às 13:00

R$ 40,00

30 vagas por ordem de inscrição

Imagem: Almeida Júnior – Cena de Família de Adolfo Augusto Pinto, 1891 (Pinacoteca do Estado de São Paulo)

Esta palestra tem por objetivo compreender o lugar da mulher na consolidação de um novo modelo de família a partir do romance.

A revolução industrial e a revolução francesa significaram a transferência do poder político e do econômico a uma nova classe social: a burguesia. As profundas transformações da vida social estenderam-se a todos os aspectos da sociedade e, nos que mais concernem ao mundo da cultura, destacam-se as novas práticas no plano da educação e produção e circulação das artes.

Nesse contexto, o romance tornou-se a forma literária hegemônica e ele permite compreender o novo lugar da mulher na consolidação de um novo modelo de família, dominante até os dias atuais.

Valéria de Marco

Valéria De Marco é doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP), Professora de Literatura Espanhola no Departamento de Letras Modernas (USP), Coordenadora no Brasil do projeto internacional EDI-RED Historia Cultural de la edición Iberoamericana (ss. XIX-XX), Diretora presidente da Edusp (Editora da Universidade de São Paulo.)