Cientistas

As Cientistas: Refugiadas e sobreviventes da Shoah no Brasil

→ Ciclo de palestras “Mulher e seus saberes”

Ciclo de palestras ``Mulher e seus saberes`` - As cientistas: refugiadas e sobreviventes da Shoah no Brasil

Cláudia Beatriz Heynemann

Sábado, 09/06/2018 das 11:00 às 13:00

R$ 40,00

30 vagas por ordem de inscrição

*Imagem: Navio de emigrantes, Lasar Segall, 1939/41 (óleo com areia sobre tela, 230 X 275cm – Acervo Museu Lasar Segall)

Nesta palestra iremos apresentar a trajetória das cientistas judias que se refugiaram no Brasil durante a fuga do nazismo.

O desenvolvimento científico na Europa do século XX teve em suas fileiras uma série de indivíduos de origem judaica. Apesar de uma nunca dissipada disposição antissemita nas áreas científicas, eles foram impedidos de exercer suas profissões sob o regime nazista. Na fuga da Alemanha e de demais países sob a ocupação do nazi-fascismo, o Brasil foi um dos destinos buscados e, embora muitos vistos fossem negados, um número expressivo de cientistas logrou se refugiar aqui.

No pós-guerra seria a vez de sobreviventes dos campos de concentração solicitarem a permanência ou a naturalização brasileira em processos que são matéria prima na pesquisa sobre as cientistas judias: pioneiras em um universo essencialmente masculino, médicas, químicas, professoras, sobreviventes do genocídio, representantes de tantas outras que pereceram e de uma tradição cultural e científica que souberam continuar.

A palestra apresentará a trajetória de algumas dessas mulheres, privilegiando os registros existentes em arquivos e o processo histórico do qual participaram.

Cláudia Beatriz Heynemann

Cláudia Beatriz Heynemann historiadora com doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora no Arquivo Nacional, editora do site O Arquivo Nacional e a História Luso-Brasileira e corresponsável pela participação da Instituição no portal Brasiliana Fotográfica. É autora de Floresta da Tijuca: natureza e civilização, As culturas do Brasil, Marcas do Progresso: consumo e design no Brasil do século XIX, entre outros títulos. Pesquisadora no projeto Vozes do Holocausto do Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação - LEER/USP.