Vanessa Moreno e Salomão Soares

Salomão Soares & Vanessa Moreno

→ Mostra Lei Aldir Blanc

Mostra Lei Aldir Blanc | Salomão Soares & Vanessa Moreno

Sábado, 24/04/2021 às 16h30

Gratuito

Pelo YouTube

*Imagem: Wanessa Luz

Salomão Soares & Vanessa Moreno apresentam o trabalho Chão de Flutuar pela Mostra “Lei Aldir Blanc” no dia 24 de abril de 2021 às 16h30 no YouTube da Casa Museu Ema Klabin.

O título do primeiro álbum Chão de Flutuar do duo formado pela cantora e compositora paulista Vanessa Moreno e o pianista paraibano Salomão Soares foi gravado e patrocinado pelo Estúdio Gargolândia de Rafael Altério. Os instrumentos, voz e piano, podem ser ouvidos nesse projeto com brasilidade, nuances rítmicas, espontaneidade e improvisação.

Passeando por diversas vertentes da música brasileira, o trabalho explora canções como Canção do Amanhecer de Edu Lobo e Vinícius de Moraes, e Correnteza de Tom Jobim e Luiz Bonfá, que ganham roupagens cheias de lirismo e sutilezas. Já Boca de Leão de Filó Machado, vem recheada de nuances rítmicas e improvisações. Ninho de Vespa de Dori Caymmi é um frevo instrumental que aparece cheio de espontaneidade e com a voz cantando a melodia junto do piano.

Também fazem parte do disco as canções Conversando no Bar (Milton Nascimento/Fernando Brant), Quebradeira de coco (Roque Ferreira), Sanfona (Egberto Gismonti), Pedro Brasil (Djavan), Via Crucis (Guinga/ Edu Kneip), Xi, de Pirituba a Santo André (Rafael Altério/Kleber Albuquerque), Sanfona Sentida (Dominguinhos/Anastácia) e Fica Mal com Deus (Geraldo Vandré).

A Casa Museu Ema Klabin apoia o projeto com a apresentação do espetáculo em seu canal do YouTube e o repertório será composto por músicas do disco e canções como Nada será como antes de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos e Meu mundo e nada mais (Guilherme Arantes).

O show é realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, ProAC, Governo Federal e a Lei Aldir Blanc.

Vanessa Moreno

Vanessa Moreno, que em 2017 e 2018 foi vencedora do Prêmio Profissionais da Música na categoria 'Cantora', é natural de São Bernardo do Campo em São Paulo e iniciou seus estudos musicais aos 15 anos por intermédio do violão. A partir de então, vem construindo uma considerável trajetória como intérprete e compositora, com uma carreira já repleta de experiências em diferentes vertentes musicais, sendo reconhecida atualmente como uma das grandes revelações da música brasileira. A cantora tem dois discos lançados com o contrabaixista Fi Maróstica, “Vem Ver (2013) e Cores Vivas - Canções de Gilberto Gil (2016), um CD solo “Em Movimento” e em 2019 lançou “Chão de Flutuar” em duo com o pianista paraibano Salomão Soares. Vanessa ainda integrou durante quatro anos o trabalho ``Saraivada`` de Chico Saraiva (Prêmio Visa 2009) ao lado do percussionista Ari Colares. Participou de diversas gravações e shows com artistas da música brasileira, como Gilberto Gil, Roberto Menescal, Rosa Passos, Fabiana Cozza, Chico Pinheiro, Sergio Santos, Swami Jr., Arismar do Espírito Santo, Filó Machado, Zé Pitoco, Nailor Proveta, Mônica Salmaso, Maria Gadu, Tó Brandileone, Criolo, Dani Black, Alexandre Ribeiro, Marcelo Pretto, Toninho Ferragutti, Ellen Oléria, Renato Braz, Mônica Salmaso, entre outros. Para conhecer, acesse: www.youtube.com/vanessamoreno

Salomão Soares

Salomão é vencedor do Prêmio MIMO Instrumental 2017, finalista do Piano Competition no Festival de Montreux 2017 – Suíça, vencedor do Prêmio Novos Talentos do Festival Savassi 2018 e também, foi o artista convidado para quatro shows no Festival SESC Jazz 2018 - um dos mais renomados festivais de jazz da América Latina, sendo convidado especial de Hermeto Pascoal para o show de encerramento do mesmo evento. Com 30 anos, Salomão Soares vem se destacando como uma das grandes revelações da nova geração de pianistas brasileiros. Nascido e criado em Cruz do Espírito Santo, interior da Paraíba, e atualmente morando em São Paulo, Salomão é pianista, arranjador e compositor. Já dividiu palco com nomes marcantes da música brasileira como Hermeto Pascoal, Leny Andrade, Toninho Horta, Filó Machado, Hamilton de Holanda, Nenê, Vinicius Dorin, Itiberê Zwarg, Altay Veloso, Arismar do Espírito Santo, Mônica Salmaso, Renato Braz. Em 2018 o pianista lançou seu primeiro CD “Alegria de Matuto” e um disco em duo com o acordeonista Toninho Ferragutti. Em 2019 lançou “Colorido Urbano”, álbum de estreia de Salomão Soares Trio (Selo Blaxtream) e o CD “Chão de Flutuar” duo com a cantora e compositora Vanessa Moreno. Para conhecer, acesse: http://www.salomaosoares.com.br/

Relacionados

Orquestra Mundana REFUGI

Ricardo Baldacci Trio

Liv Moraes