Ricardo Baldacci

Ricardo Baldacci Trio

→ Mostra Lei Aldir Blanc

Mostra Lei Aldir Blanc | Ricardo Baldacci Trio

Segunda-feira, 26/04/2021, às 22h

Gratuito

Pelo YouTube

*Imagem: Dani Gurgel

Ricardo Baldacci Trio apresenta o primeiro episódio do projeto Foxtrot e a Música Brasileira: 1920 a 1960 pela Mostra Lei Aldir Blanc que será transmitido pelo YouTube no dia 26 de abril às 22h

O projeto Foxtrot e a Música Brasileira: 1920 a 1960 consiste na gravação e veiculação de seis apresentações musicais e distribuição online dos vídeos e a Casa Museu Ema Klabin, em apoio ao projeto, transmitirá o primeiro episódio da série, O Foxtrot de Francisco Alves, no YouTube da Casa Museu Ema Klabin.

O foxtrot, gênero característico das décadas de 1920 a 1960, será interpretado através da leitura jazzística de Ricardo Baldacci Trio. O precioso repertório conta com uma série de composições que se tornaram clássicas por todo o mundo e no Brasil foram muitas vezes esquecidas, mas fizeram sucesso com as interpretações de artistas como Francisco Alves, Orlando Silva, Carlos Galhardo, Nelson Gonçalves, entre outros. Ricardo Baldacci é especialista em interpretar canções da era do rádio e trabalha com traduções contemporâneas, com influências do jazz, de canções consagradas.

O projeto Foxtrot e a Música Brasileira: 1920 a 1960 é uma ação de retomada de um gênero que tantas vezes é lido como americanizado, mas teve importância e ocupou lugar de relevância na música brasileira. É trazer para o Brasil o entendimento de sua pluralidade.

A apresentação do repertório com interpretação do trio de jazz é um convite ao público para se deleitar e redescobrir parte da música brasileira. A forma de cantar e tocar guitarra de Ricardo Baldacci é de imensa elegância e oferece uma atmosfera delicada e romântica. Baldacci impressiona por seu swing, levada e improvisação minimalista e agradável, por ser tão adequada ao gênero.

Acompanhado pelos músicos de excelência Billy Magno e Danilo Vianna, o resultado final é leve e encanta a todos. A aspiração do guitarrista Ricardo Baldacci seria tocar ao lado de figuras como Dick Farney e Cauby Peixoto. Não sendo isto possível, com esse projeto pede-se licença aos ídolos para se cantar e criar em cima de traduções, releituras e versões de obras tão características.

Projeto realizado por meio da Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Repertório
  • Eu não posso dar-te mais que amor (McHugh/Fields/Freire Jr)
  • Céu cor de rosa (Victor/Al Dubin/Haroldo Barbosa)
  • Você só mente (Hélio Rosa/Noel Rosa)
  • Meu céu azul (Donaldson/Whiting/Francisco Alves)
  • Somente Amigos (John Klenner/Paulo Gustavo)
  • Primavera em Setembro (Kurt Weill/ André Rosito)
  • Mau Rapaz (Custódio Mesquita)
  • A vida e tudo para você (J. Thomaz)
  • O amor é sempre amor (Herman Hupfeld/Jair Amorim)
  • Because of you (Ricardo Baldacci)

Ricardo Baldacci

O cantor e guitarrista paulistano Ricardo Baldacci iniciou seus estudos na guitarra blues em 1992 com Carlos Quefrem. Em 2003 teve aulas com Michel Leme no Conservatório Souza Lima, buscando contato com a linguagem jazzística. Estudou com músicos como Adriano de Carvalho, Joseval Paes, Pedro Simão, Rudy Arnault, Bucky Pizzarelli e Howard Alden. Seu direcionamento artístico voltou-se para a reinterpretação do Cancioneiro Popular dos anos 1920 aos 1950 e sua integração com o jazz. Estreou na noite de São Paulo em 2005 e em 2010 lançou o projeto Ricardo Baldacci Trio, acompanhado de piano e baixo acústico. Baldacci se apresentou em festivais como o Made in New York (EUA), Herrang DC (Suécia), Festival Internacional I Love Jazz (MG), Festival de Jazz CCPA (Paraguai), Rio-Santos Jazz Fest (SP). Seus shows também circularam pelas redes SESC e SESI. Foi escolhido pela rádio Eldorado para prestar Tributo a Frank Sinatra em seu centenário. Como artista principal gravou os CDs Tain't What You Do (2013) com Hercules Gomes (piano) e Ricardo Ramos (contrabaixo); Brothers in Swing (2015) com Bucky Pizzarelli (guitarra), Martin Pizzarelli (contrabaixo) e Konrad Paszkuzki (piano) e Spot on Swing (2017) com Larry Fuller (piano) e Martin Pizzarelli (contrabaixo). Participaram do Ricardo Baldacci Trio, músicos como Billy Magno, Michel Santos, Sidney Ferraz, Giba Estebez e Hercules Gomes ao piano e Thiago Alves, Vanessa Ferreira, Felipe Gianei e Danilo Vianna ao contrabaixo.

Danilo Vianna

Danilo Vianna é violonista e contrabaixista. Iniciou seus estudos musicais em 2000 na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, onde foi aluno do violonista Renato Santoro. Participou da orquestra de violões de São Caetano do Sul sob a regência da violonista Paola Picherzky, se apresentando em locais como o Teatro Santos Dumont (São Caetano do Sul), TUSP, Teatro Mercedes-Benz (SBC). Participou de eventos como o Encontro de Orquestras de Violões de Tatuí (2003) e o Seminário de Violão Vital Medeiros (Mogi das Cruzes, 2005). Estudou contrabaixo na EMESP Tom Jobim com o contrabaixista Marinho Andreotti e com o baterista Nenê Silva. Se apresentou em espaços como HSBC Brasil, Centro Cultural Vergueiro, Teatro Municipal de Santo André, Rede SESC e bares de jazz em São Paulo. Trabalhou com artistas como Danilo Caymmi, Zezé Motta, Daniela Mercury, Izzy Gordon, Bina Coquet, Florian Cristea, Ricardo Baldacci, entre outros.

Billy Magno

Billy Magno é multi-instrumentista e arranjador, tendo iniciado sua carreira musical como percussionista. Em Salvador estudou orquestração e regência com Petrúcio Ramos de Souza. Dedicou-se ao piano e ao sax tenor. Em Maceió participou da Orquestra Contemporânea de Alagoas e da Big Banda Show de Ivanildo Rafael (1931-2007), como pianista e arranjador. Participou dos projetos A Casa Flutuante, Balaidegato, Jazz Brasilis, Power Jazz e Billy Magno Noneto. Reside em São Paulo desde 2004 e trabalhou com a Orquestra Urbana Arruda Brasil, Zérró Santos Big Band Project, Guilherme Vergueiro, Renato Consorte, Jazz Big Band, Ricardo Baldacci, Clayber de Souza, Eliane Pelegrine, Lanny Gordin, Cyro Aguiar, Filó Machado, Rubem Farias, Fabiano de Castro, Edmundo Carneiro, Thierry Peala, J.J. Jackson e Rafael Richeb. Depois de uma estadia na Europa voltou ao Brasil em 2012 e trabalhou com Mafalda Minnozi, Danilo Caymmi, Wanderléa, Wilson Simoninha, Dóris Monteiro, Claudia Barroso, Claudya, Angela Maria, Agnaldo Timóteo, Luis Wagner, João Parahyba, Zeca Baleiro, Duofel, entre outros. Participou da trilha sonora de filmes como Imagem Peninsular de Ledo Ivo (de Werner Salles Bagetti, 2004), Histórias de amor duram apenas 90 minutos (de Paulo Halm, 2010) e do musical A Paixão Segundo Nelson (de Zeca Baleiro, 2016).

Relacionados

Orquestra Mundana REFUGI

Liv Moraes