Vilnius e o Mundo

Vilnius e o Mundo

→ Labas! Festival da Lituânia

Esta palestra será ministrada em Inglês com tradução consecutiva para o Português. Tradução realizada por Ivan P. F. Santos

Labas! Festival da Lituânia | Vilnius e o Mundo

Laimonas Briedis

Sábado e domingo, 26/05/2018 e 27/05/2018, das 11:00 às 13:00

Gratuito

30 vagas por ordem de inscrição

*Imagem: capa do livro de autoria do Laimonas Briedis

Neste encontro o historiador e autor de Vilnius: City of Strangers compartilha com o público a história de Vilnius, lugar onde diferentes grupos identitários tecem uma narrativa da Lituânia.

Na crônica da independência da Lituânia, Vilnius sempre foi uma ponte entre a firmeza das tradições locais e o paradoxo global da grande diáspora do país. No decurso dos últimos cem anos, Vilnius perdeu muito devido às guerras e ocupações estrangeiras e, apesar da rica e complexa história da cidade, muitas vezes a única opção para encontrar elementos-chave da memória local é deixar a Lituânia e começar a procurar em terras estrangeiras por significados apagados do lugar.

À luz de tal jornada, imaginar, retratar e escrever sobre partes nativas de Vilnius, antes de mais nada, requer entrar em regiões desconhecidas do mundo, explorando a cidade como se fosse mapeada por uma multitude de línguas e nações desconhecidas. O autor passou boa parte de sua vida criativa fazendo exatamente isso e, seguindo os passos do seu livro, ele estará em São Paulo compartilhando a história de Vilnius, esperando encontrar ecos da Lituânia dentro da grande diversidade brasileira.

Palestra ministrada em Ingês com tradução consecutiva para o português. Tradução realizada por Ivan P. F. Santos

Laimonas Briedis

Laimonas Briedis é um nativo de Vilnius, na Lituânia, e autor de livros, ensaios e artigos sobre literatura, diáspora global e a memória dispersa de Vilnius. Seu aclamado livro Vilnius: City of Strangers é um marco internacional no campo da literatura sobre a Lituânia. Briedis é PhD em geografia cultural pela University of British Columbia, Canadá, e atua como professor em diversas instituições acadêmicas na Europa e na América do Norte.

Relacionados