Portinari

Portinari: o Pintor do Povo

*Imagem: detalhe da obra Galos, 1940. Portinari. Fotografia: Henrique Luz

Foi lançada, no dia 6 de junho, a exibição virtual Portinari: o Pintor do Povo (acessível pelo link: g.co/portinari) na plataforma Google Arts&Culture, que firmou parceria com seis instituições culturais para disponibilizar mais de 5 mil obras e 15 mil documentos do artista.

A parceria entre o Google e o Projeto Portinari, gerido pelo filho do artista João Candido Portinari, teve colaboração do MASP, Pinacoteca, Museu Nacional de Belas Artes, Museus Castro Maya e da Fundação Ema Klabin.

A mostra conta também com uma visita virtual Street View da residência de Portinari em Brodowski (SP), além de disponibilizar para o público os painéis Guerra e Paz, realizados pelo artista em 1952 para a Sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York.

Na mostra digital você poderá ter acesso aos documentos que contam a história da tela Galos (1940), adquirida por Ema Klabin no Leilão inaugural da Bolsa de Arte do Rio de Janeiro, realizado em 1971. Complementando sua coleção de Arte Moderna brasileira, a obra pertencera, até então, à Marcelle Hirschberg de Barros, que a havia herdado de sua tia, a empresária Helena Rubinstein.

A exposição Portinari na Coleção Ema Klabin pode ser acessada pelo link https://g.co/arts/jQuwzj9EM81cJX1W6

+ do blog:

Entrevista com Geovana

Nos bastidores do museu

Entrevista com Fanta Konatê