Ambientes
Visita virtual:
Obras por ambiente:
QUARTO PRINCIPAL
→ 156 itens
Em seu quarto, Ema procurou reproduzir a decoração dos aposentos de Frederico II em Sanssouci, bem como de apartamentos franceses do século XVIII, utilizando cores e formas decorativas do Rococó
SALÃO
→ 114 itens
Planejado para receber muitos convidados, o Salão apresenta uma decoração com cores quentes, orientada pelas cores da tela O triunfo de Baco e Ariadne, disposta sobre a lareira, que se repetem nos tons dos tecidos e carpete, no grande tapete Ersari, originário do Afeganistão.
SALA DE JANTAR
→ 72 itens
A decoração da sala de jantar é marcada pelo Barroco brasileiro, que, no discurso dos modernistas, era visto como uma manifestação artística genuína de nossa história
GALERIA
→ 66 itens
Conectando todos os ambientes da casa, a galeria faz referência às grandes galerias dos palácios europeus, onde eram expostas as peças valiosas de uma coleção de arte.
BIBLIOTECA
→ 59 itens
Este era o ambiente onde Ema passava a maior parte do dia, escutando música e apreciando seus livros, e usado para receber seus familiares e amigos mais íntimos para longas conversas. O formato circular teve como inspiração a biblioteca de Frederico II em Sanssouci
SALA DE MÚSICA
→ 31 itens
Quase todos os projetos para a nova casa incluíam um espaço reservado à música – uma das grandes paixões de Ema –, onde ela pudesse acomodar o piano francês Érard, comprado por seu pai em 1912.
QUARTO AZUL
→ 29 itens
A ambientação do quarto de hóspedes decorre da natureza receptiva do cômodo: a presença de móveis luso-brasileiros em jacarandá (séc. XVIII), junto à pintura de Tarsila do Amaral
HALL
→ 20 itens
O hall circular repete, em escala reduzida, o projeto da Galeria de Mármore do Palácio de Sanssouci, com o mesmo material no piso. As peças aqui expostas, reunindo diversos materiais, períodos e técnicas, são harmonizadas pelas suas formas, cores e texturas.
VESTÍBULO
→ 13 itens
O vestíbulo, ou entrada principal, era o local onde os convidados eram recepcionados, com acesso à chapelaria e ao lavabo na lateral.
JARDIM PRINCIPAL
→ 13 itens
Da Galeria podemos ver o jardim da casa, um projeto do paisagista, arquiteto e artista Roberto Burle Marx, no qual podemos perceber algumas de suas características mais marcantes como traçado e o uso de espécies brasileiras.
JARDIM INTERNO
→ 1 item
Como a sala de Jantar não tem vista para o jardim principal, foi criado um pátio interno, marcado pela rica vegetação e pela fonte italiana em mármore (séc. XVIII), comprada em Roma durante a construção da casa.