Ema Klabin

Nascida no Rio de Janeiro em 1907, Ema Gordon Klabin era filha de Hessel Klabin e Fany Gordon Klabin, imigrantes lituanos vindos para o Brasil na última década do século XIX. Seu pai e seus tios Maurício, Salomão e Miguel criaram, em 1899, a empresa Klabin Irmãos e Cia, que teve grande destaque no desenvolvimento da indústria da celulose, papel e embalagens no país.

Além de sua atuação como empresária, Ema Klabin teve uma significativa atuação na vida cultural da cidade, com participação nos conselhos de diversas instituições, além de promover artistas, músicos e orquestras. No final dos anos 1940, após a morte do pai, passou a adquirir importantes obras de arte, formando uma coleção abrangente e diversificada. Com uma visão diversa daquela de um historiador da arte ou de um curador, preencheu os ambientes de sua casa com mais de 1600 peças de diversos períodos, técnicas e procedências.

A casa, feita sob medida para abrigar a coleção, foi projetada pelo engenheiro-arquiteto Alfredo Ernesto Becker, em meados dos anos 1950. Não possui um estilo definido, unindo elementos clássicos na fachada, inspirada pelo Palácio de Sanssouci, na Alemanha, com materiais de acabamento modernos nos interiores. O italiano Terri Della Stuffa, pioneiro do design de interiores em São Paulo, foi o responsável pela decoração eclética da casa, e Roberto Burle Marx realizou o projeto inicial do amplo jardim.