Galeria

Conectando todos os ambientes da casa, a galeria faz referência às grandes galerias dos palácios europeus, onde eram expostas as peças valiosas de uma coleção de arte. No entanto, seu traçado curvo, a iluminação indireta e o revestimento de palha natural introduzem nela elementos modernos, da época em que a casa foi construída.
Pinturas de grandes mestres europeus estão aqui expostas, com obras do Renascimento ao Rococó italianos e do Barroco holandês, em que se destacam duas pinturas de Frans Post, especialmente a grande Vista de Olinda ­­(c. 1650), obra emblemática da coleção pela associação do imaginário tropical brasileiro à tradição artística europeia. Além dela, outras pinturas de gênero e paisagens holandesas completam o significativo conjunto.
A Escola Italiana está representada pelo tondo de Raffaellino del Garbo, seguido pelo Retrato de dama florentina, atribuído a Alessandro Allori, e o belíssimo Retrato de dama como Diana caçadora de Pompeo Batoni. Este último era a pintura favorita de Ema Klabin, que serviria de inspiração para o seu próprio retrato, pintado por Arthur Kaufmann em 1949.

A galeria apresenta também um conjunto importante de peças de cunho religioso, com destaque para o grande banco de sacristia do Gótico francês, ao centro, onde estão dispostas diversas peças litúrgicas e de adoração, como os castiçais de banqueta e o porta-missal de prata luso-brasileira (séc. XVIII), o relevo em alabastro da Coroação da Virgem (Inglaterra, séc. XV) e uma jarra alemã de terracota (séc. XVII), que traz a cena da descida do Espírito Santo no Pentecostes, evento que dá início a igreja cristã.
Expostos na galeria encontram-se requintados objetos de arte de diversos períodos, que representam uma importante faceta do colecionismo. Entre eles, destacamos a caixa decorativa em forma de cofre relicário (séc. XIX), sobre a balaustrada, além de um cofre-relicário de Santa Eulália, em esmalte de Limoges, e uma taça de chifre de rinoceronte (Índia, séc. XV), entre outras peças de prata e marfim.
Na extremidade próxima aos quartos, encontramos um conjunto de peças asiáticas, como um biombo chinês (séc. XVIII), com cenas de batalha e cenas domésticas, e uma tríade (Buda e atendentes) japonesa do período Kamakura (séc. XII). Originalmente, o piso da galeria era coberto por tapetes de origem turca e persa, hoje recolhidos devido ao desgaste que a intensa circulação do público do museu poderia causar.

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LANTERNA, Séc. XVIII.
Autor Desconhecido
Material
ou Técnica
Madeira entalhada e dourada?
Medidas Não averiguada.
Ambiente Galeria
Tombo M-1233
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LANTERNA, Séc. XVIII.
Autor Desconhecido
Material
ou Técnica
madeira entalhada e dourada ?; metal;
Medidas Não averiguada.
Ambiente Galeria
Tombo M-1232
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INCENSÁRIO ?, Séc. XIX. 1840/1850.
Autor Desconhecido
Material
ou Técnica
Prata, marfim; pedraria.
Medidas 27,9 x 9,8 d.
Ambiente Galeria
Tombo M-1150
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TAÇA DE CHIFRE DE RINOCERONTE, Séc. XV.
Autor Desconhecido
Material
ou Técnica
Prata e chifre de rinoceronte.
Medidas 16,0 x 18,7 cm
Ambiente Galeria
Tombo M-1127
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ESTANTE DE ALTAR, Séc. XVIII..
Autor Desconhecido
Material
ou Técnica
Prata repuxada e cinzelada; madeira.
Medidas 38,0 x 39,5 x 31,2 cm
Ambiente Galeria
Tombo M-1105
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GRUPO DE AVES, Século XX.
Autor Rose Haas Klabin
Material
ou Técnica
bronze dourado
Medidas 42,0 x 29,0 x 25,0 cm
Ambiente Galeria
Tombo M-1071
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TALHA, Séc. XVIII.
Autor Desconhecido
Material
ou Técnica
Madeira entalhada, policromada e dourada
Medidas Não averiguada
Ambiente Galeria
Tombo M-0896
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DOIS HOMENS À MESA, Séc. XVII.
Autor atrib. a Adriaen van Ostade
Material
ou Técnica
Óleo sobre madeira.
Medidas 20,5 x 17,5 cm
Ambiente Galeria
Tombo M-0814
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IGREJA DE SÃO COSME E SÃO DAMIÃO (IGARASSU), Séc. XVII. 1660-1680.
Autor Frans Post
Material
ou Técnica
Óleo sobre madeira.
Medidas 39,0 x 48,5 cm
Ambiente Galeria
Tombo M-0794
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