Sombrio e feliz

Sombrio e Feliz, um ensaio aberto do novo show de Hermelino Neder

Ensaio aberto | Sombrio e Feliz, um ensaio aberto do novo show de Hermelino Neder

dom, 17 mar
às 11h

gratuito

100 vagas por ordem de chegada

*Imagem: foto de Fernando Alves

Depois de três décadas dedicadas à Educação Musical, o compositor e arranjador Hermelino Neder se prepara para voltar à cena artística em um show inédito com canções novas e também sucessos antigos, como Pô, amar é importante, hit dos anos 1980, nas vozes de Arrigo Barnabé e Tetê Espíndola.

Neste ensaio aberto do novo show, intitulado provisoriamente Sombrio e feliz, o compositor se apresenta com banda nova, a Hermelino & Reka, Antão… . Quando pronto, o repertório terá músicas e canções feitas em parceria com Arrigo Barnabé, Augusto de Campos, Carlos Rennó, Luiz Tatit, Luiz Pinheiro e Vanessa Bumagny, além de composições próprias.

Enquanto isso, no ensaio aberto já se poderá ouvir a marca distintiva do trabalho de Hermelino: canções existenciais, lancinantes mas bem-humoradas, arranjadas no seu estilo único, autoral.

Hermelino Neder e a banda

A retomada aos palcos acontece depois de uma incursão de trinta anos pela Educação Musical, quando Hermelino consolidou parceria fecunda com o pedagogo Ricardo Breim. No período, Hermelino foi professor e/ou coordenador de música nas instituições Escola Vera Cruz, St. Nicholas School, Beacon School e Espaço Musical Ricardo Breim.

Ao longo de sua carreira como compositor, Hermelino ganhou prêmios por trilhas sonoras nos festivais de cinema de Bogotá, Havana, Gramado e Rio de Janeiro, nos quais concorreu com Ennio Morricone, Astor Piazzolla, Tom Jobim e Caetano Veloso.

Ele musicou, entre outros, os filmes de Guilherme de Almeida Prado A Dama do Cine Shanghai, Perfume de Gardênia, A Hora Mágica e Onde Andará Dulce Veiga?

Nos anos 80, formou o grupo Hermelino e a Football Music, com o qual lançou o CD Como essa mulher, considerado, hoje, um álbum cult. Em 2009, a São Paulo Cia. de Dança apresentou coreografia sobre sua peça Undiu dois para quinteto de cordas. Em 2013, Arrigo Barnabé estreou, com a banda O neurótico e as histéricas, show com repertório formado exclusivamente com canções de Hermelino.

Em 2014, a canção Impassível, uma parceria com Luiz Tatit, foi gravada no CD De nada mais a algo além, de Arrigo, Tatit e Lívia Nestrovski. Premiado em 2016, o documentário Imagens do estado novo 1937-45, de Eduardo Escorel, conta com trilha de Hermelino.

Algumas de suas canções mais conhecidas são:

Pô, amar é importante!, sucesso na gravação de Arrigo Barnabé e Tetê Espíndola e nos shows de Cássia Eller;
Suspeito, canção que deu nome a um disco de Arrigo Barnabé;
Não sei o que eu quero da vida e O marginal, gravadas por Cássia Eller.

A banda nova tem formação inusual: voz e violão – Hermelino, violão de sete cordas – Fernando Antão, bateria – Reka Ortega. Os três pontinhos ao final do nome Hermelino & Reka, Antão… indica a ideia de “banda sempre em formação”. O cantor Nelson Lago fará participação especial (ele ainda não sabe que já faz parte da banda…).

Repertório
  1. Nunca mais (ou a libido do ego e a libido objetal)
  2. Pô, amar é importante!
  3. Nada a dizer
  4. Mary
  5. Maria Clara
  6. Por que eu parei de fazer canções?
  7. Você duvida?
  8. Nádia

Relacionados