Núcleo Hespérides

Mulheres na Música
Núcleo Hespérides apresenta Música das Américas

Mulheres na Música | Núcleo Hespérides apresenta Música das Américas

dom, 10 mar 2024
às 11h

gratuito

100 vagas por ordem de chegada

*Imagem: Núcleo Hespérides, Márcia Fernandes, Vana Bock, Elaine Tokeshi, Cássia Carrascoza

Núcleo Hespérides apresenta Música das Américas pela série Mulheres na Música

A Casa Museu Ema Klabin, em parceria com o Instituto Arte Plena, apresenta o primeiro espetáculo de 2024 da série Mulheres na Música que coloca em evidência a vasta e desconhecida atuação das mulheres na música de concerto.

Em ocasião do Dia Internacional das Mulheres, o concerto Música das Américas apresentará a produção de compositoras do continente. Peças de autoras do Brasil, Cuba e Estados Unidos serão interpretadas por instrumentistas do Núcleo Hespérides. Com mais de 20 anos de atuação, o grupo é especializado no repertório musical produzido no continente americano desde o século XX.

Neste concerto estarão reunidas a flautista Cássia Carrascoza, a violinista Eliane Tokeshi, a violoncelista Vana Bock e a percussionista Márcia Fernandes, com a coordenação da pianista Rosana Civile. Em quarteto, duo ou solo, irão interpretar obras de Mariza Rezende, Jessie Montgomery e Keyla Orozco, entre outras, incluindo a estreia mundial de Violeta da Amazônia, da brasileira Patricia Lopes.

A série “Mulheres na Música” tem direção artística da pianista Lilian Barretto e curadoria da jornalista e pesquisadora Camila Fresca.

Programa

Patricia Lopes (Brasil)
VIOLETA DA AMAZÔNIA
para flauta, violino, violoncelo e percussão
Estreia mundial – peça especialmente composta
(Duração aproximada 5′)

Mariza Rezende (Brasil)
À DERIVA para violoncelo solo (3’40)

Valéria Bonafé (Brasil)
FORQUILHA, COURO E TRIPA DE MICO para flauta e vibrafone (6′)

Jessie Montgomery (EUA)
RAPSÓDIA para violino solo (7′)

Keyla Orozco (Cuba)
ECO Y ESPEJO
Habanera, Samba, Tango, Joropo
para flauta e violino (5′)

Marisa Rezende (Brasil)
VARIAÇÕES para flauta solo (7′)

Caroline Shaw (EUA)
BORIS KERNER para violoncelo e vasos de flores (8′)

Cartola / arranjo Silvia Berg (Brasil)
AS ROSAS NÃO FALAM
arranjo para flauta, violino, violoncelo e vibrafone (3’20)

NÚCLEO HESPÉRIDES – MÚSICA DAS AMÉRICAS
Rosana Civile, coordenação

Intérpretes:
Márcia Fernandes, percussão
Vana Bock, violoncelo
Eliane Tokeshi, violino
Cássia Carrascoza, flauta

Criado em 2002, o Núcleo Hespérides – Música das Américas é uma associação sem fins lucrativos, qualificada pelo Ministério da Justiça como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que se dedica ao repertório musical produzido em nosso continente a partir do século XX. O núcleo original, de nove músicos, cresceu e hoje conta com cerca de 50 integrantes, entre instrumentistas, cantores, compositores, regentes, pesquisadores, professores, produtores e profissionais do audiovisual.

Nesses 21 anos de atividade, o Núcleo Hespérides tem se apresentado nas principais salas de concertos brasileiras e em Festivais como o Música Nova, de Santos, e o de Campos do Jordão. Promove projetos educativos e sociais, buscando a inclusão e a ampliação de plateias. Realiza intercâmbios nacionais e internacionais, recitais, oficinas, masterclasses, palestras. Divulga obras inéditas e revela novos talentos.
Gravou vários CDs, entre eles Luminamara, Cantigas e Momentos (independentes), Retratos de Radamés (Prêmio Petrobras Cultura), Sons das Américas (Selo SESC), Hõkrepöj (ProAC), que originou o filme de mesmo nome, com o Núcleo Hespérides e a compositora brasileira Kilza Setti, selecionado na mostra Brasil de 2021 do Festival In-Edit do Documentário Musical e em exibição no Canal Arte 1. Lançou em 2023 o álbum digital Aylton Escobar – Música Contemporânea Brasileira, contemplado pelo ProAC 2022 e indicado ao Prêmio Concerto 2023 na categoria CD / DVD / Livros.

Cássia Carrascoza é professora do Departamento de Música da FFCLRP- USP, onde coordena o Laboratório de Flauta (LaFlauta). Durante 20 anos foi primeira flautista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo e também primeira flautista da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, além de integrante da Camerata Aberta. Se apresentou nos EUA, Europa, países da América Latina e Ásia. Desenvolve pesquisa sobre a música contemporânea brasileira e desde 2020 se dedica à música telemática.

Eliane Tokeshi é professora associada do Departamento de Música da Universidade de São Paulo e vice-diretora da Orquestra Sinfônica da USP. A carreira multifacetada da violinista Eliane Tokeshi abrange atuações como camerista, solista e pedagoga. Bacharel pela UNESP, deu continuidade a seus estudos na Boston University e na Northwestern University, onde concluiu, respectivamente, os cursos de mestrado e doutorado em violino. Vencedora de diversos concursos, desenvolve trajetória artística de destaque. Tem realizado várias estreias de obras, consequência de destacado trabalho voltado para a valorização do repertório brasileiro e contemporâneo.

Vana Bock é violoncelista da OSUSP, mestre em Artes pela ECA- USP e uma das idealizadoras e coordenadora da Abracello (Associação Brasileira de Violoncelistas). Foi bolsista da Fundação Vitae, especializando- se na Academia Ferenc Liszt, na Hungria. Tem realizado ao longo da carreira vários trabalhos camerísticos, em duos, trios e quartetos. Foi professora da Emesp Tom Jobim por 14 anos, participando da formação de vários jovens violoncelistas.

Marcia Fernandes é timpanista solista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e docente da Emesp Tom Jobim. Obteve o diploma de Especialização em Percussão pelo Conservatoire de Strasbourg com nota máxima, e na Alemanha, em Hamburgo, dedicou-se aos tímpanos sob orientação de Jesper Korneliussen, timpanista solista da Philharmonisches Staatsorchester. Ao longo de sua carreira, realizou turnês apresentando-se nos principais palcos da Europa , Estados Unidos e América do Sul.

Relacionados