Cia Cambona. Foto: Sato do Brasil

Dançando os Orixás, cantando pro Santo

→ Espetáculo de dança com a Cia Cambona

Espetáculo de dança com a Cia Cambona | Dançando os Orixás, cantando pro Santo

sáb, 5 de ago 2023
às 17h

gratuito

100 vagas por ordem de chegada

*Imagem: Cia Cambona. Foto: Sato do Brasil

A Casa Museu Ema Klabin apresenta o espetáculo de dança com a Cia Cambona Dançando os Orixás, cantando pro Santo.

O grupo, formado por dançarinas e musicistas, atuantes e pesquisadores de manifestações populares brasileiras, sobretudo as danças e ritmos afro-brasileiros, tem sua trajetória constituída nos movimentos sociais e de cultura popular do bairro do Butantã na capital paulista.

O elemento central é a dança afro-brasileira que, fundamentada na mitologia dos Orixás, coloca em diálogo movimentos ancestrais e contemporâneos, embalados por uma trilha sonora bastante percussiva, além de cantos de domínio público e autoral. Em 50 minutos de espetáculo, o grupo propõe representar em sua estética, a guerra, a justiça, o impulso, a ginga, o cuidado e a comunhão como elementos para construção e fortalecimento das culturas populares.

SOBRE O GRUPO
Um grupo de dançarinas e músicos, atuantes e pesquisadores das manifestações populares brasileiras, sobretudo as danças e ritmos afro-brasileiros. Com uma trajetória forjada nos movimentos sociais e de cultura popular do bairro do Butantã, na capital paulista.

Nasce em 2014 como um coletivo artístico que a partir das narrativas da cultura e dos saberes populares busca propagar valores essenciais como união, respeito às tradições, aos mestres e principalmente, respeito às nossas diversidades.

Atua com formações de música e dança afro-brasileira, e com a circulação do espetáculo Dançando os Orixás, Cantando pro Santo. Já passou por Teatro Alfredo Mesquita, Centro de Referência da Dança, Centro Cultural da Juventude, Vila Itororó, Tendal da Lapa, Casa de Cultura do Parque, Casa de Cultura do Butantã e Sesc Rio Preto.

Repertório
  • Saudação a Elegua – Domínio público

  • Oxotokanxoxô e Uiratupã – Jairo Pereira

  • Cordel pra Zé Pelintra – Hércules Laino / Juba Carvalho

  • Ogum Beira Mar – Autor desconhecido

  • Ponto das Caboclas – Camila Costa

  • Oxum Menina – Pai José Valdivino

  • Deixa a Gira Girar – Dadinho / Heraldo / Mateus Aleluia

  • Charles Ilê – Carlinhos Brown

Relacionados