Companhia de Teatro Heliópolis

Companhia de Teatro Heliópolis – Quando o Discurso Autoriza a Barbárie

→ Abertura de processo criativo

Companhia de Teatro Heliópolis - Quando o Discurso Autoriza a Barbárie | Abertura de processo criativo

Sábado, 3 de junho, às 17h

Gratuito

100 vagas por ordem de chegada

*Imagem: Lado Sujo da Frequência

Com previsão de estreia para setembro de 2023, a nova pesquisa da Companhia de Teatro Heliópolis traz cenas que revelam a natureza selvagem da sociedade brasileira contemporânea, abordando simbolismos, arquétipos, convenções sociais e religiosas cada vez mais opressivas.

A Casa Museu Ema Klabin receberá a abertura de processo de criação da Companhia de Teatro Heliópolis, apresentando algumas cenas da sua nova pesquisa, “Quando o Discurso Autoriza a Barbárie”, que aponta para a natureza selvagem da sociedade brasileira contemporânea, onde discursos de ódio e intolerância ganharam status de “manchetes”, alterando a dinâmica social em diversas estruturas do cotidiano.

A pesquisa tem como objetivo debater as consequências da propagação e direcionamento desse tipo de discurso para obtenção de poder político e empresarial, e reflete sobre a situação política e social atual do Brasil. Por meio da poética teatral, a Companhia busca revelar o emaranhado de simbolismos, de arquétipos, convenções sociais e religiosas que vem se mostrando cada vez mais raivosas e opressivas através das chamadas Fake News.

Sobre abertura de processo criativo
Momento em que uma companhia ou coletivo de teatro apresenta algumas cenas de sua recente pesquisa de modo a refletir, em conjunto com o público, a dinâmica da obra.

Sobre a Companhia de Teatro Heliópolis

Ao longo de vinte e dois anos de existência, foram realizados doze espetáculos, todos criados em diálogo com os anseios e as vivências que permeiam a realidade de Heliópolis. Entre os principais trabalhos e premiações destacam-se: Em 2022, estreia o espetáculo CÁRCERE ou porque as mulheres viram búfalos (indicado ao prêmio APCA 2022 nas categorias Direção e vencedora na categoria Dramaturgia; indicado ao Prêmio SHELL de Teatro 2022 nas categorias Direção, Dramaturgia e Música; premiado na 6a edição do Prêmio Leda Maria Martins pela categoria “Ancestralidade”, indicado pelo Jornal Folha de São Paulo como um dos Melhores Espetáculos de 2022, participa do MIRADA Festival Ibero-Americano de Artes cênicas) resultante da pesquisa do projeto Cárcere – Aprisionamento em Massa e seus desdobramentos contemplado na 35a Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, lança seu livro comemorativo de 20 anos de existência escrito por Alexandre Mate com lançamento no Itaú Cultural.

Relacionados