Oficina de escrita criativa: Travessia da palavra

Oficina de escrita criativa: Travessia da palavra

Cristina Rioto

3 encontros
início sáb, 8 jun
sáb,15 jun
sáb, 22 jun
das 15h30 às 17h30

gratuito, com contribuição voluntária

30 vagas por ordem de inscrição

Imagem: Biblioteca da Casa Museu Ema Klabin. Foto: Nelson Kon

Com o tema anual, “Novo mundo: identidades e territórios”, a programação da Casa Museu Ema Klabin tem promovido atividades voltadas às imagens e imaginários conferidos nos relatos e registros sobre as Américas.

A partir deste recorte, convidamos a escritora Cristina Rioto para mediar uma oficina de escrita. A proposta será, a partir de três encontros presenciais, inventar territórios, cruzar fronteiras, descobrir novos mundos, tendo a palavra enquanto ponte e a Casa Museu Ema Klabin como travessia.

Programação:

Encontro 1 – partiremos da discussão sobre a intersecção entre relatos de viajantes e suas viagens: reais ou imaginadas. Se você pudesse relatar uma história de viagem ou viajar em uma história que nunca te aconteceu, como você faria?

Encontro 2 – no segundo encontro, a casa museu será nosso mapa e itinerário. Vamos percorrer a casa, escolher uma obra ou uma peça arqueológica e escrever sobre isso, fazendo do espaço, deslocamento e do texto, território de experiências.

Encontro 3 – para concluir nossa jornada, vamos pensar a ideia de retorno. Como voltar? O que da palavra denuncia a sua rota? O que volta consigo e o que se deixa? O que a viagem fez com minha palavra? E o que a minha palavra agora faz de mim?

Público-alvo

Interessados em geral, não é necessária experiência prévia com a escrita.

Cristina Rioto

Escritora, redatora criativa, comunicadora e criadora do projeto Caixa de Saída (@caixadesaida), que chega a centenas de milhares de pessoas pelo Instagram. Formada em artes cênicas pelo Célia Helena Centro de Artes e Educação, publicou seu primeiro livro em 2022 - ``pra onde vai o que não se envia``. Atualmente, está no processo de escrita do seu segundo livro, que será publicado em 2025 pela Editora Planeta.