O Brasil esquecido no olhar de grandes escritores: Maxacalis, Guaranis, Tupis, Tupinambás

O Brasil esquecido no olhar de grandes escritores:
Maxacalis, Guaranis, Tupis, Tupinambás

→ minicurso online

Minicurso online | O Brasil esquecido no olhar de grandes escritores: Maxacalis, Guaranis, Tupis, Tupinambás

Ana Beatriz Demarchi Barel

Quarta-feira, 19 de abril, das 19h às 21h;
Outros dias: 26 de abril e 3 de maio

Gratuito ou contribuição voluntária de qualquer valor

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: Ilustração original de Carybé, gravura em água-forte, 1956-1957, livro “Macunaíma o herói sem nenhum caráter”,  Mário de Andrade, Cem Bibliófilos, Coleção Ema Klabin

O objetivo do curso é explicitar como o indígena, com sua cosmovisão, aparece no imaginário de artistas e escritores de origem europeia ou indígena

A temática indígena percorre boa parte da produção literária brasileira, desde a carta de Pero Vaz de Caminha, primeiro texto a eleger o Brasil como personagem principal, passando por importantes relatos de viajantes sobre o seu encontro com os indígenas, pelos autores românticos, modernos e pós-modernos, até chegar aos contemporâneos.

Neste minicurso serão lidos e trabalhados textos que transitam entre a historiografia, a etnologia, o gênero epistolar e a ficção, abordando autores como: Ferdinand Denis, Gonçalves Dias, Adèle Toussaint-Samson, Alfredo Taunay, Mário de Andrade, Cassiano Ricardo, Antonio Callado e Ailton Krenak, entre outros.

Público-alvo

Interessados em geral, professores, estudantes e pesquisadores em Literatura Brasileira, Literatura Comparada, História Literária, História, Antropologia e Artes Visuais.

Ana Beatriz Demarchi Barel

Ana Beatriz Demarchi Barel é doutora em Letras pela Université Paris III Sorbonne Nouvelle, com pós-doutorado em História na Fundação Casa de Rui Barbosa, no IEB-USP e Residência em Pesquisa na Biblioteca Mindlin - USP. Leitora do Governo Francês na Université de Nantes e ATER da Université d’Amiens e da Université de Toulouse. Estudou História da Arte na Ecole du Musée du Louvre. Professora de Literaturas de Língua Portuguesa e Teoria Literária da Universidade Estadual de Goiás. Pesquisadora do GRUPEBRAF – IEA – USP. Autora de Um Romantismo a Oeste: Modelo Francês, Identidade Nacional, organizadora da edição fac-símile da Revista Nitheroy e de Cultura e Poder entre o Império e a República (1822-1930). Desenvolve pesquisas na área de História Literária, Literaturas Brasileira e Comparada. Atualmente, estuda representações do espaço e de identidades no romance francês e brasileiro do século XIX.

Relacionados