Carybé. Grupo tocando berimbau, século XX, litografia em cores, Coleção Ema Klabin

Curso
Nativismo negro

→ Intelectuais e artistas negros no pós-abolição

Curso livre | Nativismo negro: Intelectuais e artistas negros no pós-abolição

Matheus Gato de Jesus

Sábado, 17 de julho, das 11h às 13h30
Outros dias: 24 e 31 de julho

Gratuito ou contribuição voluntária de qualquer valor

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: Carybé. Grupo tocando berimbau, século XX, litografia em cores, Coleção Ema Klabin.

O curso pretende abordar a trajetória social e obras de autores negros brasileiros nos anos tensos do pós-abolição, buscando compreender como os mesmos imaginaram a nação brasileira.

Uma das principais novidades do debate público brasileiro nos últimos anos tem sido a relevância e a visibilidade dos intelectuais negros brasileiros.

O eurocentrismo do currículo pedagógico das escolas e universidades, a importância de uma literatura autoproclamada negra e periférica, o boom do feminismo negro, bem como a republicação de autores como Abdias do Nascimento, Lélia Gonzales, Beatriz Nascimento, Clóvis Moura e Maria Carolina de Jesus por grandes editoras brasileiras são evidências desse processo.

Entretanto, o conhecimento da história intelectual dos negros brasileiros ainda é bastante restrito ao período atual e à segunda metade do século vinte.

Cada encontro contará com uma parte expositiva seguida de um debate com os participantes sobre o tema da aula e os textos de referência sugeridos pelo professor.

Público-alvo

Estudantes, pesquisadores, professores, artistas, curadores, críticos de arte, interessados em literatura e público em geral

Matheus Gato de Jesus

Matheus Gato de Jesus é professor do Departamento de Sociologia da Unicamp, desenvolve pesquisas nas áreas de relações raciais, sociologia política e da cultura, com ênfase nas áreas do pensamento social brasileiro, da sociologia histórica, dos intelectuais, da literatura, dos regionalismos e dos processos de racialização nos espaços urbanos. Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); é mestre e doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Durante o estágio doutoral, foi Visiting Student Researcher Collaborator em Princeton University, com bolsa Sanduíche da FAPESP. Realizou estágio pós-doutoral em Harvard University, com auxílio BEPE-FAPESP.

Relacionados