Poéticas da terra

Curso
Poéticas da terra: arte e território

Curso | Poéticas da terra: arte e território

Gabriela Leirias

início qua, 10 abr
das 15h às 17h30
6 encontros
10, 17 e 24 abr
1, 8 e 15 mai

gratuito R$ 20,00 a R$ 80,00

25 vagas por ordem de inscrição

presencial

Imagem: Fotografia de Manoela Rabinovitch

Como a arte contemporânea tem articulado as discussões sobre terra e território?

Esta série de encontros propõem um mergulho investigativo sobre as noções de terra e território a partir de projetos de arte contemporânea. Concebendo o território como um campo dinâmico de forças e relações humanas e não humanas entrelaçadas, a iniciativa busca apresentar pesquisas e curadorias que desafiam nossa compreensão da natureza, provocam reflexões sobre o presente e questionam futuros e possíveis.

Os encontros serão orientados por discussões acerca da produção artística contemporânea e reflexões críticas de pensadores como Milton Santos, Malcom Ferdinand, Ailton Krenak, Anna Tsing e Donna Haraway, entre outres.

Contaremos também com a participação de duas convidadas especiais que conduzirão dois laboratórios práticos: Jera Guarani, agricultora, educadora e liderança Guarani Mbya da Terra Indígena Tenondé Porã, e Janaina Machado, educadora e especialista em mediação em artes visuais e relações étnico-raciais. O objetivo deste ciclo é articular referências, amplificar vozes e fabular mundos possíveis.

Indisciplina cartográfica, Ouvir a terra, Plantios ancestrais, Corpo-território, Território, memória, história e colonialidade e Poéticas contemporâneas como fabulação de futuros possíveis, serão temas para os encontros.

Público-alvo

Pesquisadores, Historiadores,  Público em Geral

Gabriela Leirias

Curadora, pesquisadora, educadora. Realiza projetos de arte contemporânea a partir de discussões sobre território, corporalidades, natureza, cartografias alternativas e arte pública. Trabalha com metodologias colaborativas e transdisciplinares e cria laboratórios nas intersecções entre práticas artísticas e pedagógicas. Mestre e especialista em Artes, graduada em Geografia. Curadora do Projeto Jardinalidades que realiza ações de pesquisa e produção sobre arte contemporânea e território desde 2014.

Janaína Machado

Educadora e pesquisadora. Mestre em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA e graduada em Letras Português e Linguística pela USP. Desenvolve pesquisas e consultoria no campo dos estudos das relações étnico-raciais a partir do eixo da mediação cultural, arte e educação.

Jera Guarani

Agricultora, pedagoga, educadora e liderança Guarani Mbya da Terra Indígena Tenondé Porã, no extremo sul da cidade de São Paulo.

categorias

Relacionados