
Palestra presencial | A casa como microcosmo: observar o social a partir do privado
Julia Abdalla
sáb, 28 de jun
das 10h às12h
taxa de inscrição: R$ 10
95 vagas por ordem de inscrição
tradução e interpretação em Libras
Imagem: Ema Lopes e funcionários de Ema Klabin. Foto: Arquivo Ema Klabin
Neste encontro, trataremos da Casa Museu Ema Klabin como um microcosmo a partir do qual é possível discutir as relações sociais de uma determinada época.
Serão correlacionadas as atividades envolvidas na manutenção de um domicílio de classe alta e suas múltiplas funções, entrelaçando trabalhos femininos e masculinos, domésticos e extradomésticos, negros e brancos, intelectuais e manuais, reconhecidos e não reconhecidos, a fim de apontar elementos centrais da sociedade brasileira entre as décadas de 1960 e 1980, marcados pela desigualdade. No contexto da exposição Tempos de uma Casa, abordaremos a dimensão social do funcionamento doméstico, propondo uma leitura social deste ambiente privado.
Interessados em geral
Julia Abdalla
Julia Abdalla é socióloga e pesquisadora feminista, com mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas. Sua tese de doutorado recebeu o Prêmio CAPES em 2021. Atualmente, é bolsista da pesquisa “Medições de Usos do Tempo” no Instituto de Pesquisa Econômica Avançada (IPEA).